Alagoas, 10 de dezembro de 2019 24º min 29º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
PRAIA DO BOQUEIRÃO

Petróleo cru sufoca barreiras de corais no município de Japaratinga

Região que faz parte da segunda maior barreira de corais do mundo

Bruno Fernandes

30/11/2019 11h11

Segunda maior barreira de corais do mundo está sendo sufocada por óleo
DivulgaçãoSegunda maior barreira de corais do mundo está sendo sufocada por óleo

Corais localizados na praia do Boqueirão, em Japaratinga estão sufocando com as manhas de óleo que têm aparecido desde o começo de setembro, no Nordeste. Imagens gravadas por uma equipe da Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na sexta-feira, 29, registraram a situação.

A constatação da contaminação que compromete a biodiversidade marinha da região que faz parte da segunda maior barreira de corais do mundo, a Costa dos Corais, foi feita através de trabalho técnico nas imediações da área atingida.

Nas imagens captadas em vídeo pelo grupo é possível observar as manchas de óleo fixadas nos corais, organismos vivos que servem de moradia para diversas espécies marinhas. Até o momento, os responsáveis pelo crime ambiental não foram identificados oficialmente.

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado por Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama, informou na sexta-feira, 29, que 4.700 toneladas de petróleo cru misturados à areia já foram recolhidas do litoral brasileiro.

Ainda de acordo coma  nota divulgada, desde o registro da primeira ocorrência pelo derramamento óleo, em agosto, 803 localidades foram atingidas. Ainda conforme o órgão, há 19 dias não são encontradas manchas de óleo no mar, apenas nas praias.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade