PRAIA DO BOQUEIRÃO

Petróleo cru sufoca barreiras de corais no município de Japaratinga

Região que faz parte da segunda maior barreira de corais do mundo
Por Bruno Fernandes 30/11/2019 - 11:06

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Segunda maior barreira de corais do mundo está sendo sufocada por óleo
Segunda maior barreira de corais do mundo está sendo sufocada por óleo

Corais localizados na praia do Boqueirão, em Japaratinga estão sufocando com as manhas de óleo que têm aparecido desde o começo de setembro, no Nordeste. Imagens gravadas por uma equipe da Pesquisa Ecológica de Longa Duração (Peld), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) na sexta-feira, 29, registraram a situação.

A constatação da contaminação que compromete a biodiversidade marinha da região que faz parte da segunda maior barreira de corais do mundo, a Costa dos Corais, foi feita através de trabalho técnico nas imediações da área atingida.

Nas imagens captadas em vídeo pelo grupo é possível observar as manchas de óleo fixadas nos corais, organismos vivos que servem de moradia para diversas espécies marinhas. Até o momento, os responsáveis pelo crime ambiental não foram identificados oficialmente.

O Grupo de Acompanhamento e Avaliação (GAA), formado por Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama, informou na sexta-feira, 29, que 4.700 toneladas de petróleo cru misturados à areia já foram recolhidas do litoral brasileiro.

Ainda de acordo coma  nota divulgada, desde o registro da primeira ocorrência pelo derramamento óleo, em agosto, 803 localidades foram atingidas. Ainda conforme o órgão, há 19 dias não são encontradas manchas de óleo no mar, apenas nas praias.


Encontrou algum erro? Entre em contato