FINANÇAS PESSOAIS

Consultor explica como poupar e começar bem 2020 usando o décimo terceiro

Endividamento de maceioenses caiu 1,32% no mês de outubro
Por Bruno Fernandes 30/11/2019 - 10:51
Atualização: 06/01/2020 - 15:18

ACESSIBILIDADE

Divulgação
O décimo terceiro salário é pago em duas parcelas com valores diferentes
O décimo terceiro salário é pago em duas parcelas com valores diferentes

Neste sábado, 30, se encerra o prazo para as empresas depositarem a primeira parcela do 13º. Em contrapartida, é a época em que se gasta muito, seja com natal, réveillon ou até mesmo Black Friday, que apesar de ter acontecido na sexta-feira, 29, grandes lojas varejistas costumam estender as promoções durante o resto do fim de semana. A falta de controle sobre esses gastos, entretanto, pode fazer com que o próximo ano seja iniciado com o pé esquerdo.

Consultor de negócios para empresas, o administrador Alex Cruz conversou com o EXTRA e revelou algumas estratégias para planejamento das finanças até o fim de dezembro . A maior dúvida da maioria dos brasileiros é o que fazer com o 13º: aproveitar os descontos ou quitar as dívidas?

Entre pagar uma dívida e gastar na Black Friday, a melhor opção é sempre pagar a dívida, explica o consultor. O pagamento é motivado por diversos fatores, entre eles, os juros que podem se tornar uma grande bola de neve e fazer o começo do próximo ano começar do jeito errado. Porém, dúvidas em relação ao benefício surgem principalmente em novatos no mercado de trabalho.

O 13º salário é pago em duas parcelas: a primeira até 30 de novembro e a outra até 20 de dezembro. Mas muita gente se confunde e acaba gastando mais porque acha que as duas parcelas são iguais. A primeira parcela é maior, porque vem integral, sem nenhum desconto. Já a segunda tem um valor bem menor, pois os encargos são debitados ali, como Previdência Social e Imposto de Renda.

O consultor de negócios para empresas, o administrador Alex Cruz

“Já que há uma tendência que a dívida aumente, de nada adianta eu comprar um produto mais barato hoje e estar endividado e pagando juros, por conta de um descontrole financeiro. O interessante é só comprar depois de organizar as dívidas e ter dinheiro suficiente”, explica. Sobre a relação salário e gasto, o especialista é enfático em afirmar que “tem pessoas que, quanto mais ganham, mais gastam, entrando em um ciclo vicioso problemático”, explica.

Segundo Alex, a atitude ideal não só nesse período, mas no ano inteiro, é planejar os gastos. Para isso, existe uma técnica simples: antes de tudo, definir o que será poupado. “ Nós sempre pensamos em pegar o dinheiro que ganhamos e fazer as contas com o dinheiro bruto, pagar todas as contas para depois guardar o que sobrar. O ideal seria definir o valor que vai ser poupado, para depois fazer as contas com o que sobrar. 

Recursos são limitados

Antes de começar a poupar, é necessário aprender a se controlar, e isso, os maceioenses parecem estar aprendendo. Após alta em setembro, o endividamento na cidade de Maceió caiu 1,32% no mês de outubro, segundo dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio AL, em parceria com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (CNC) sobre endividamento na capital.

Agora, existem 196.228 pessoas com dívidas na capital, contra os 198.850 no mês de setembro. Embora o dado geral tenha encolhido, os que ainda estão endividados agora atrasam o pagamento das contas em 2% mais a variação mensal. São agora 85.625, contra os 83.892 que estavam nessa situação em setembro.

Existem 196.228 pessoas com dívidas na capital alagoana, segundo a Fecomerio

“O descontrole financeiro está diretamente ligado ao comportamento. Normalmente, as pessoas que têm esse descontrole estão endividadas, pegam empréstimos para pagar outros e falam muito sobre o que querem comprar e como vão gastar. O ideal seria tratar de como irão investir melhor o dinheiro e como podem ganhar dinheiro”, conta Alex Cruz.

Ainda segundo o administrador, quando se fala em poupar, logo se pensa em ‘guardar o dinheiro no colchão’, quando na verdade, o ato tem a ver com o comportamento e não com quanto ganha. Poupar é uma rotina e tem que se tornar um hábito, “Para entrar em 2020 com o pé direito, a mudança deve ser no comportamento para criar essa rotina e não cair no consumismo de gastar mais do que se ganha. Nossos desejos normalmente são ilimitados, enquanto nossos recursos são limitados”, finaliza.


Encontrou algum erro? Entre em contato