alerta

Aumento de vazão do São Francisco pode causar danos a ribeirinhos

Por José Fernando Martins 12/11/2019 - 09:41
Atualização: 12/11/2019 - 09:59

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Rio São Francisco em Penedo
Rio São Francisco em Penedo

A população ribeirinha que mora às margens do Velho Chico deve se manter em alerta. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), desde segunda-feira, 11, tem aumentado gradualmente a vazão dos defluentes das Usinas Hidrelétricas de Xingó, localizada na divisa entre Sergipe e Alagoas, e Sobradinho, situada na Bahia.

Nesta terça-feira, segundo comunicado da companhia, a vazão de Xingó estará em 1.373 metros cúbicos por segundo. Seu auge será amanhã, quando atingirá os 1.777 metros cúbicos por segundo. Na quinta-feira, a vazão cai para 1.400.

O comunicado foi assinado pelo superintendente de operação Tony Ulisses de Matos Firmino. No mês passado, moradores de Pão de Açúcar viram suas barracas instaladas às margens submersas. Municípios ribeirinhos como Traipu e Penedo também registraram invasão da água em bares, barracas e deixando até animais ilhados.

Ao EXTRA, Anivaldo Miranda, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, informou que o aumento da vazão é para a manutenção de uma embarcação, conhecida como Canoa de Tolda, tombada pelo Patrimônio Histórico.

Quanto ao aumento da vazão, Miranda destacou que Rio São Francisco correrá seu curso como costume e que áreas ribeirinhas sempre foram consideradas de risco devendo ser evitadas para construção e moradias. 


Encontrou algum erro? Entre em contato