FRAUDE

'Golpe do Motoboy' mira aposentados e correntistas de bancos

Por Redação 08/11/2019 - 09:41
Atualização: 08/11/2019 - 10:10

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Clientes devem ficar atentos quando contactados por bancos
Clientes devem ficar atentos quando contactados por bancos

É crescente o número de correntistas de instituições financeiras, principalmente aposentados e idosos, que têm sido vítimas de diversos tipos de fraude. 

Entre elas está o golpe do motoboy, onde criminosos ligam para o correntista do banco para confirmar “movimentações suspeitas” em conta corrente ou cartão de crédito.

Levantando essa dúvida junto à vítima, eles pedem que o cliente ligue para os números de telefone disponíveis no verso do cartão. 

A partir disto, a chamada é desviada para uma central falsa, que solicita a digitação das senhas e o corte dos cartões ao meio. 

Para concluir o golpe, a central falsa oferece o serviço de motoboy para pegar os cartões na casa da vítima.

Segundo a assessoria de comunicação do Banco do Brasil, "é importante que as pessoas se atentem que bancos não fazem este tipo de serviço". 

A orientação da financeira é para sempre que o consumidor tiver que inutilizar o cartão, corte ao meio, quebrando a tarja magnética e também, quando possuir, corte ao meio o chip.

Caso tenha sido vítima do golpe é preciso registrar de imediato um Boletim do Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima.

O “Golpe do Motoboy” é o mais utilizado por quadrilhas especializadas em aplicar golpes em pessoas da terceira idade.


Encontrou algum erro? Entre em contato