convite

Ufal inaugura bloco em homenagem aos fundadores da faculdade de Medicina

Por Redação 30/10/2019 - 09:14
Atualização: 30/10/2019 - 09:29

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Faculdade de Medicina da Ufal
Faculdade de Medicina da Ufal

A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) inaugura nesta quarta-feira, 30, bloco em homenagem aos fundadores do curso: Profs Abelardo Duarte, Ib Gatto Falcão e José Lages Filho. O evento acontece às 10h30 com a reitora Maria Valéria Costa Correia. Quem puder prestigiar está convidado.

Os homenageados

Abelardo Duarte: médico e escritor, fundador da Faculdade de Medicina de Alagoas, foi um dos mais destacados representantes do pensamento de Alagoas. Professor emérito da Universidade Federal de Alagoas, Secretário Perpétuo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas, Sócio Honorário do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e membro de inúmeras outras instituições. Autor do já histórico estudo “Um folguedo do povo: O Bumba-meu-boi (Ensaio de História e Folclore)“ - Maceió, 1957, entre várias outras obras. Distingue-se também por acentuado interesse por questões "negras" que dizem respeito à musicologia.

Ib Gatto Falcão: formado em 1935, pela Faculdade de Medicina da Bahia, retornou a Maceió, trabalhando como radiologista da Diretoria de Saúde Pública de Alagoas (1935), médico adjunto da Clínica Cirúrgica da Santa Casa de Misericórdia (1936), médico legista da Polícia de Alagoas (1936), cirurgião da Caixa de Aposentadoria e Pensões do Serviço Público, cirurgião do Pronto Socorro de Maceió (1938); dedicou-se também à educação, atuando como professor de Pedagogia, Didática e Metodologia Geral, no Instituto de Educação, no Colégio Santíssimo Sacramento e no Asylo das Órfãs (1936) e foi membro do Conselho Estadual de Educação (1936/1937).

José Lages Filho: doutorou-se em medicina aos 21 anos de idade na Faculdade de Medicina da Bahia e exerceu, com invulgar capacidade e devotamento, sua nobre profissão em nosso Estado, sobretudo no Instituto de Assistência e Proteção à Infância, durante 18 anos, sendo em sua especialidade um dos pioneiros em Alagoas. Ocupou a clínica pediátrica na Santa Casa da Misericórdia, foi Professor de Medicina Legal na Faculdade alagoana de Direito, na Faculdade de Medicina e na de Farmácia e Odontologia, e de Ciências Físicas e Naturais no Liceu Alagoano, entre os muitos cargos do magistério que exerceu com igual dedicação.


Encontrou algum erro? Entre em contato