ECONOMIA

Site da Nota Fiscal vaza dados de milhares de alagoanos

Falha foi constatada na plataforma de Gestão Inteligente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica
Por Bruno Fernandes 16/10/2019 - 15:38
Atualização: 16/10/2019 - 18:37

ACESSIBILIDADE

Ilustração
São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais também foram atingidos com falha
São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais também foram atingidos com falha

Dados de milhares de alagoanos que emitiram ou receberam alguma nota fiscal através da plataforma de Gestão Inteligente da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica estão expostos e facilmente acessíveis na internet. O número de pessoas afetadas por uma falha no sistema conhecido como GINFES é incerto, mas pode chegar à casa dos milhares. As informações são do site Olhar Digital.

Segundo o portal, em matéria publicada na terça-feira, 15, por meio dessa brecha é possível obter os documentos na íntegra, com dados tanto do prestador quanto do tomador do serviço, apenas digitando combinações numéricas aleatórias no final da URL do site.

Entre as informações que aparecem estão: Nome completo, endereço, e-mail, CPF/CNPJ, descrição e valor do serviço de todos os brasileiros que utilizam a plataforma estavam expostos.

Segundo a fonte que realizou a denúncia ao portal, os resultados encontrados surgiram após combinações aleatórias dos nove números que aparecem no final da URL.

Além de municípios alagoanos, o site constatou também que é possível obter as notas fiscais facilmente de alguns municípios dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Rio Grande do Sul, Minas Gerais entre outros.

De acordo com o site da empresa gestora de envio de notas, mais de 60 municípios do Brasil utilizam o sistema para emissão de Nota Fiscal Eletrônica. Em muitas cidades, o documento é gerado pela prefeitura por meio do Ginfes ou por uma entidade conveniada.

O Extra entrou em contato com a Secretaria Municipal de Economia de Maceió, já que o município é um dos que utilizam a plataforma.  Em nota, a pasta informou que "aguarda um posicionamento da empresa responsável pela emissão de notas fiscais e armazenamento de dados sobre uma possível falha no sistema".

"A partir de informações detalhadas, a assessoria técnica do órgão terá conhecimento do problema e tomará as medidas necessárias para manter a segurança dos dados de quem utiliza os serviços", concluiu.

O Olhar Digital também entrou em contato com a EICON, empresa responsável pelo sigilo das notas fiscais eletrônicas e administração dos dados, mas até o momento da publicação desta matéria, não obteve resposta.


Encontrou algum erro? Entre em contato