ÓLEO NO VELHO CHICO

Barreira não vai impedir poluição, diz ministro

Por Bruno Fernandes 15/10/2019 - 14:35
Atualização: 15/10/2019 - 15:01

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Mancha de óleo chega à foz do Rio São Francisco
Mancha de óleo chega à foz do Rio São Francisco

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, declarou na segunda-feira, 14, que as barreiras de contenção instaladas nas regiões afetadas pelas manchas de óleo não devem surtir efeito.

Em entrevista ao portal BRPolítico, Salles declarou que "há um complicador no material vazado porque ele vem por baixo da água porque é um óleo mais pesado. Então, não adianta fazer barreira de contenção”, afirmou.

Após o surgimento de uma mancha de óleo na região da foz do Rio São Francisco, em Piaçabuçu, na última quarta-feira, 9, barreiras de contenção foram colocadas para conter o avanço do material.

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL), recebeu o apoio da Transpetro, que cedeu essas barreiras.

Barreiras foram instaladas na foz do Rio São Francisco

Na quarta-feira, 16, o ministro deve realizar uma vistoria nas regiões afetadas pelo vazamento de óleo no litoral de Alagoas. Ao todo, já foram coletadas 60 toneladas no estado e 200 toneladas de óleo no Nordeste.

O ministro também afirmou que o governo federal vai realizar uma nova vistoria na região e também na Bahia. Ontem, 14, o governador do estado da Bahia, João Leão, assinou três documentos que visam ajudar o estado a conter a mancha de óleo que se espalha rapidamente pelo litoral da região Nordeste. 

Entre os documentos está a declaração de emergência nos municípios afetados pelo desastre ambiental.

“Na quarta, vamos fazer essa nova vistoria para continuar tomando as providências para resolver o impacto do vazamento e, principalmente, para encontrar a sua origem. A retirada do óleo está sendo feita e todos os esforços estão sendo feitos nesse sentido", explicou o ministro durante entrevista.


Encontrou algum erro? Entre em contato