ECONOMIA

Caso Pinheiro impede recuperação judicial da Odebrecht

Credores estão se concentrando na venda da petroquímica Braskem
Por Bruno Fernandes com Época 15/10/2019 - 14:19
Atualização: 15/10/2019 - 14:31

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Braskem é uma ameaça a moradores
Braskem é uma ameaça a moradores

Assessores da holding Odebrecht planejam pedir o adiamento da votação do plano de recuperação judicial do grupo. As discussões do conglomerado com os credores estão se concentrando na melhor estratégia para a venda da petroquímica Braskem, o ativo de maior valor do grupo. As informações são da revista Época.

De acordo com o periódico, todos os envolvidos concordam que tentar vender a petroquímica agora seria difícil por causa das discussões com o Ministério Público de Alagoas sobre fenômeno de afundamento de solo em bairros de Maceió, atribuído pelas autoridades à atividade de mineração da companhia. A Braskem tem rejeitado estudos que atribuem à empresa responsabilidade pelo fenômeno.

Um plano semelhante, de convocação da assembleia com imediata suspensão, está sendo negociado para a unidade de etanol do grupo, a Atvos. A assembleia de credores da Atvos esta convocada para 24 de outubro.

A Odebrecht deverá marcar uma assembleia de credores para 18 de novembro para cumprir com prazos legais do processo, mas até o momento não está definida uma proposta que possa ser votada.

Os credores da Odebrecht, principalmente bancos, apresentaram objeções ao plano de recuperação no início do mês. A maior parte dos bancos argumentou que o plano era muito vago, sem um indicador de desconto sobre o valor nominal da dívida nem prazo para recebimento. A Caixa Econômica Federal chegou a pedir a falência do grupo, um dos principais alvos da operação Lava Jato.

Os assessores planejam instalar a assembleia no mês que vem e pedir aos credores que votem por sua suspensão. A assembleia seria retomada quando houver uma proposta para votação. Os assessores da Odebrecht esperam comunicar os credores do pedido de adiamento nos próximos dias.


Encontrou algum erro? Entre em contato