CONTROLE

Peste suína chega a Alagoas e mais de 30 porcos são abatidos

Por Redação 14/10/2019 - 10:21
Atualização: 14/10/2019 - 10:35

ACESSIBILIDADE

Reprodução/TV TEM
O caso da doença foi confirmado no município de Traipu
O caso da doença foi confirmado no município de Traipu

A peste suína chegou em Alagoas e está deixando os criadores em alerta. O primeiro caso da doença foi identificado em Traipu, no Agreste do estado. 

De acordo com a Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), até o momento, 32 porcos foram abatidos, uma propriedade já foi interditada e foi proibido o trânsito de suínos. 

O presidente da Adeal, Carlos Mendonça, informou que o estado nunca foi considerado zona livre da doença. O último registro da moléstia em Alagoas foi em 1994.

Apesar de contagiosa para os animais, a doença não traz riscos para os seres humanos. O foco da doença, segundo a agência, por enquanto, é somente em Traipu. Já foram realizadas 28 visitas pelos técnicos em uma área de até 10 km do município. 

Se novos casos da doença forem descobertos, conforme a legislação, mais animais serão abatidos. A Adeal deve ser notificada se qualquer animal apresente os sintomas da doença para ir ao local.

O Ministério da Agricultura se manifestou sobre o caso e confirmou que desde a descoberta do foco da peste suína clássica (PSC), a propriedade foi interditada e o serviço veterinário estadual realizou o sacrifício e destruição de todos os suínos da propriedade, entre outras medidas.

"O estado de Alagoas faz parte da zona não livre de PSC, juntamente a outros dez estados (AM, RR, PA, AP, MA, PI, CE, RN, PB e PE) e essa nova ocorrência não interfere no status da zona livre de PSC reconhecida pela OIE, não justificando impactos no comércio internacional de suínos e seus produtos", disse o ministério em nota.


Encontrou algum erro? Entre em contato