JARDEL ADERICO

Ex-secretário é procurado por fazer parte de grupo que desviou recursos da educação na Paraíba

Por Redação com assessoria 09/10/2019 - 11:13
Atualização: 09/10/2019 - 11:31

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Jardel é alvo de operação nacional denominada Calvário V
Jardel é alvo de operação nacional denominada Calvário V

Uma operação integrada dos Ministérios Públicos (MPs) de Alagoas e da Paraíba cumprem nesta quarta-feira, 9, uma série de mandados de prisão e busca em apreensão em cinco estados do Nordeste.

Em Alagoas o mandado de prisão preventiva foi expedido contra o ex-secretário de Prevenção à Violência do governo Renan Filho (MDB) e de Téo Vilela, Jardel Aderico.

O MPAL informou, no entanto, que Aderico está fora de Maceió.

A Operação Calvário V foi desencadeada para combater desvio de recursos públicos estaduais, corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo as investigações, o grupo foi responsável pela prática de diversos atos delituosos como lavagem de dinheiro, desvio de recursos públicos e corrupção em contratos firmados com as unidades de saúde e educação da Paraíba e cujos valores ultrapassam R$ 1 bilhão. O Rio de Janeiro também foi alvo do grupo criminoso. 

Participam da operação Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (GAECO/MPPB), pela Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCRIMP), Controladoria-Geral da União (CGU), pelo Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o apoio dos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo, Alagoas e Paraná.

Estão sendo cumpridos, de forma simultânea, 13 mandados no Estado da Paraíba, sendo 2 de prisão preventiva e 11 de busca e apreensão, mais precisamente nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Mataraca; 4 no Estado do Rio de Janeiro; 3 em São Paulo; 5 no Paraná, sendo todos de busca e apreensão.



Encontrou algum erro? Entre em contato