EDUCAÇÃO

Estudante alagoano é primeiro colocado em concurso do Jovem Senador

Por Redação com Agência Senado 07/10/2019 - 15:55

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Pedro Henrique de Araújo Silva ficou em primeiro lugar no concurso nacional de redação
Pedro Henrique de Araújo Silva ficou em primeiro lugar no concurso nacional de redação

O estudante alagoano Pedro Henrique de Araújo Silva ficou em primeiro lugar no concurso nacional de redação que selecionou os alunos do ensino médio que participarão este ano do projeto Jovem Senador. Ele estuda na Escola Estadual Professora Edite Machado, do município de Capela, e foi autor da redação Interpreta-me ou te devoro, sobre orçamento público.

Juntamente com outros 24 estudantes do ensino médio de escolas públicas, um de cada unidade da Federação, os três primeiros colocados passarão uma semana em Brasília, de 25 a 29 de novembro, para atuar como jovens senadores. Eles vão se reunir nas comissões e no Plenário para apresentar, discutir e aprovar sugestões que podem tramitar como projetos de lei, se acolhidas pela Comissão Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).

Talentos

O senador Irajá (PSD-T) telefonou nesta segunda-feira, 7, para os três primeiros classificados e comunicou o resultado. O anúncio foi recebido inicialmente com desconfiança, pois achavam que poderia se trote, mas depois com surpresa e alegria.

'' Essa é uma oportunidade deles poderem passar aqui uma semana, conhecendo o funcionamento do Senado, das comissões, do Plenário, da rotina de um parlamentar. Eu fico muito confiante de que alguns desses talentos poderão, com essa visita ao Congresso, despertar o interesse para entrar na vida pública. Quem sabe desses 27 campeões a gente não vai ter um grande político nacional ou mesmo regional? '', afirmou o senador.

Segundo a diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Érica Ceolin, o projeto Jovem Senador tem a ver com cidadania. 

'' Eles conseguem expressar, dessa forma, como entendem Brasília, que pode influenciar na vida de cada um. A redação é um jeito que eles têm para se expressar. É cidadania pura para o estudante'', disse Érica Ceolin.



Encontrou algum erro? Entre em contato