SUSTENTABILIDADE

Maragogi tem evento técnico para discutir evolução turismo em áreas de conservação

Por Tamara Albuquerque 06/10/2019 - 09:31

ACESSIBILIDADE

CNM/Assessoria
Seminário mostrará iniciativas exitosas na área do turismo sustentável
Seminário mostrará iniciativas exitosas na área do turismo sustentável

Na próxima terça-feira, 12, Maragogi abre as portas para receber visitantes e técnicos na área de turismo. É naquele município paradisíaco que acontecerá II Seminário Nacional de Governança para o Turismo. Sabemos que Alagoas é provida de natureza exuberante e abundante em todos as suas regiões. Do Litoral ao Sertão há atrativos que poderiam ser explorados na atividade turística de forma sustentável. Esse potencial, entretanto, não é desenvolvido na maioria dos municípios. 

Mesmo naqueles consagrados no segmento turístico nacional e internacional, a prática dessa atividade de forma sustentável, combinando desenvolvimento econômico com proteção ambiental, é um desafio.É preciso gerenciar os recursos implicados na atividade turística para que ela seja sustentável e isso também significa manter a integridade cultural, dos processos ecológicos, diversidade biológica e sistemas que garantem a vida. 

Por definição, o turismo sustentável é aquele que atende simultaneamente às necessidades dos turistas e das comunidades receptoras, protegendo e ampliando as oportunidades para o futuro, segundo preconiza o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. A verdade é que conciliar desenvolvimento e meio ambiente sempre foi um desafio para os gestores públicos, mas o turismo pode apresentar soluções para isso. 

O seminário é uma oportunidade para conhecer boas práticas municipais na área e tem o objetivo primordial discutir e promover as boas práticas de governança junto aos Municípios turísticos brasileiros. Nesse seminário será abordado o eixo temático “Turismo em Unidades de Conservação (UCs)”, enfatiza técnicos da Sedetur. Concomitantemente, será realizada a Feira de Negócios. 



Encontrou algum erro? Entre em contato