BAIRROS AFUNDANDO

Presidente da Câmara Federal assina criação da Comissão Externa do Pinheiro

Por Bruno Fernandes 04/10/2019 - 15:31
Atualização: 04/10/2019 - 15:46

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Foto panorâmica do bairro do Pinheiro
Foto panorâmica do bairro do Pinheiro

O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM), assinou nesta semana a criação da Comissão Externa do Pinheiro. Além do bairro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, também apresentam rachaduras em diversos imóveis devido a exploração de sal-gema realizado pela petroquímica Braskem, no subsolo da região.

Serão cinco integrantes da Comissão, sendo três de Alagoas: JHC (PSB), Marx Beltrão (PSDB) e Tereza Nelma (PSDB), que trabalharão ao lado dos também deputados Rodrigo Agostinho (PSB), presidente da Comissão do Meio Ambiente, da Câmara, e André Janones (Avante), de Minas Gerais, que se notabilizou pela atuação no caso de Brumadinho (Vale).

Criação da Comissão Externa do Pinheiro foi assinada pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia

A presidência da comissão será de JHC e sua expectativa é que os trabalhos comecem já na próxima quarta-feira, 9, em Brasília. O relator deverá ser o deputado Marx Beltrão.

Até o final de dezembro há a previsão de se criar um relatório preliminar. Depois destes, serão ouvidos representantes da CPRM, Ministério Público Federal, a prefeitura de Maceió, o governo do Estado e outros envolvidos com a questão.

Moradores do Mutange

Aproximadamente 750 famílias que hoje moram no bairro do Mutange deverão ser realocadas para imóveis do Minha Cada, Minha Vida, em dois conjuntos residenciais, localizados no Benedito Bentes e Rio Novo, em Maceió.

A transferência dos afetados foi divulgada nesta quinta-feira, 3, após uma reunião realizada entre o prefeito Rui Palmeira e o ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto. No encontro ficou definido que assessores técnicos do Ministério virão a Maceió para as tratativas de realocação dessas famílias.


Encontrou algum erro? Entre em contato