EM JULHO

INSS suspende 5,3 mil benefícios em Alagoas por falta da prova de vida

Por Tamara Albuquerque 03/10/2019 - 07:50

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Beneficiário do INSS deve fazer a prova de vida anualmente
Beneficiário do INSS deve fazer a prova de vida anualmente

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu em Alagoas 5.304 benefícios no mês de julho porque os beneficiários não fizeram a prova de vida. O procedimento deve ser realizado todos os anos por quem recebe recursos em conta-corrente, conta poupança ou cartão magnético. O objetivo, diz a instituição, é evitar fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.

Os dados do INSS mostram que Alagoas ficou em 17º lugar em quantitativo de benefícios suspensos no país por este motivo. O estado com maior número de caos foi São Paulo, com 92.055 suspensões. A prova de vida deve ser realizada uma vez por ano na instituição bancária na qual o beneficiário recebe seu dinheiro. 

Os bancos devem comunicar aos segurados sobre a realização do procedimento por meio de mensagens nos terminais eletrônicos de autoatendimento e sites na internet. É preciso ficar atento ao calendário, pois alguns utilizam a data de aniversário da pessoa e outros convocam o beneficiário no mês anterior ao vencimento da prova de vida.

Para realizar a prova de vida, basta o segurado ir ao banco com um documento de identificação com foto. São aceitos a carteira de identidade; habilitação, carteira de trabalho, entre outros. Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento que servem a esse propósito. Mas, é possível fazer o procedimento em casos especiais, através de procurações, solicitando visita domiciliar ou hospitalar. 

O beneficiário que não fizer a prova de vida no final de 12 meses da última comprovação terá o pagamento bloqueado. Após 6 meses sem comprovação de vida o benefício é suspenso.


Encontrou algum erro? Entre em contato