BAIRROS AFUNDANDO

Braskem sabia do afundamento do Pinheiro um ano antes dos tremores

Por José Fernando Martins 28/09/2019 - 15:37
Atualização: 28/09/2019 - 15:44

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Foto panorâmica do bairro do Pinheiro
Foto panorâmica do bairro do Pinheiro

A petroquímica Braskem estava ciente do afundamento do bairro do Pinheiro, em Maceió, um ano antes de acontecerem os tremores de terra que assustaram a população em março de 2018. Essa foi apenas uma das constatações da Comissão Especial de Inquérito (CEI) realizada pela Câmara de Vereadores da capital.

O mais curioso é que foi a própria empresa que assumiu que estava a par da instabilidade do solo e que, mesmo assim, continuou a extrair o minério sal-gema da região. O relatório final da CEI foi publicado no Diário Oficial Eletrônico de Maceió na terça-feira, dia 24. 

Após análise de dados, do acolhimento de informações e questionamento direto aos envolvidos, os vereadores componentes da comissão decidiram pelo indiciamento das esferas cível e criminal da diretoria da Braskem em Alagoas, além de sua destituição.

O inquérito apontou conclusão idêntica à do Serviço Geológico do Brasil (CPRM): foi a mineração da petroquímica um dos fatores predominantes que causou a instabilidade do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, destruindo edifícios, empresas e o sonho da casa própria de 30 mil famílias.

Leia a matéria na íntegra no EXTRA ALAGOAS nas bancas!


Encontrou algum erro? Entre em contato