Alagoas, 14 de novembro de 2019 24º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
Maceió

Inquérito investiga casos de desidratação em idosos em hospital

José Fernando Martins

18/09/2019 09h09 - Atualizado em 18/09/2019 10h10

Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima
Foto: DivulgaçãoCasa de Saúde Nossa Senhora de Fátima

Casos de desidratação em idosos internados na Casa de Saúde Nossa Senhora de Fátima, localizada no Centro da capital, viraram alvo de inquérito civil instaurado pelo Ministério Público do Estado (MPE). 

A denúncia é de que os idosos apresentaram diversos problemas de saúde em razão da ausência de aparelhos de ar condicionado e janelas nas enfermarias ortopédicas da unidade hospitalar. 

A promotora de Justiça, Louise Maria Teixeira da Silva, encaminhou ofício à direção da Casa de Saúde solicitando informações acerca das providências que foram adotadas quanto ao caso.

Essa informação foi publicada no Diário Oficial do MPE nesta quarta-feira, 18.

A estrutura

Em inspeção in loco, realizada em março, foi constatado que pacientes do sexo masculino chegavam a ficar vestidos apenas de fralda para suportarem o calor.

Na ocasião, a equipe médica informou ao MPE que havia condicionadores de ar desativados nas enfermarias por problemas na rede elétrica do hospital.

Também foi relatado que os pacientes costumavam ficar internados durante sete dias à espera do procedimento cirúrgico de que necessitavam.

Ainda segundo o inquérito, o Município de Maceió teria deixado de realizar os repasses financeiros à Casa, o que teria prejudicado a manutenção da estrutura do hospital.

Outro lado

Ao MPE, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que não procede a informação de que a pasta não vinha realizando os repasses financeiros, não existindo pagamento em atraso.

E que a auditoria da SMS constatou que todas as enfermarias da unidade se encontravam sem aparelho de ar condicionado, motivo pelo qual o respectivo Relatório de Visita Técnica foi encaminhado à direção da unidade.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade