ALERTA

Mais três casos de sarampo são investigados em Arapiraca, diz vereador

Por Redação 14/08/2019 - 13:48
Atualização: 14/08/2019 - 16:22

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Primeiro caso foi confirmado na segunda-feira, em Arapiraca
Primeiro caso foi confirmado na segunda-feira, em Arapiraca

Mais três casos de sarampo estão sendo investigados na cidade de Arapiraca, segundo informações do vereador Rogério Nezinho (MDB), em discurso na Câmara Municipal na tarde de terça-feira, 13.

Segundo o parlamentar, em uma mesma casa, no bairro Alto do Cruzeiro, três pessoas da mesma família podem ter contraído o vírus, o que aumenta a preocupação da população com um possível surto da doença.

Na segunda-feira, 12, a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) confirmou o primeiro caso de sarampo nos últimos 19 anos. O caso registrado foi de um homem de 27 anos que também mora em Arapiraca, no Agreste alagoano, e que viajou para Salvador recentemente.

Ele retornou para Alagoas no dia 31 de julho já com os sintomas da doença. Mesmo com o caso confirmado, não haverá campanha de vacinação em Alagoas para o público em geral. A princípio, quem não tem o calendário vacinal em dia deve tomar a vacina.

“Peço aqui ao prefeito Rogério Teófilo e aos técnicos da secretaria municipal de Saúde que concentrem esforços para evitar que isso aconteça”, concluiu o vereador.

De acordo com Adriana Duarte, coordenadora de imunização do município, não sabe de onde foi apurada a informação dada pelo vereador e que no setor de Vigilância em Saúde de Arapiraca, apenas um caso foi notificado.

A coordenadora informou ainda que esteve reunida na manhã desta quarta-feira, 14, com técnicos da Sesau que confirmaram a notificação de apenas um caso. O EXTRA entrou em contato com a pasta para comentar a afirmação do vereador.

Por meio da assessoria, a Sesau negou os casos comentados pelo vereador, mas afirmou que existe a possibilidade de surgirem novos casos nas próximas semanas visto que o vírus é altamente contagioso.

Vacinação

A Prefeitura do Município ampliou o horário de atendimento à população nas salas de vacinação dos Centros de Saúde. Outra medida foi a dos centros de saúde para que eles funcionassem no final de semana.

Segundo a prefeitura, o funcionamento usual das salas de vacina acompanha o período de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, durante todo o ano, realizando a imunização da população, com destaque para algumas campanhas nacionais, que seguem o cronograma do Ministério da Saúde.


Encontrou algum erro? Entre em contato