economia

Alagoana dá dicas de como fazer investimentos com salário mínimo

Por Com Valor 12/08/2019 - 06:57

ACESSIBILIDADE

Foto: Silvia Zamboni/Valor
Maria Jose dos Santos tem um cofre onde guarda cada troquinho. Ano passado, rendeu R$ 600
Maria Jose dos Santos tem um cofre onde guarda cada troquinho. Ano passado, rendeu R$ 600

Dois salários mínimos por mês. Foi com essa quantia que a profissional de serviços gerais, Maria José dos Santos, 56, conseguiu comprar terreno, construir a casa e mobiliá-la. Formou dois filhos em universidade particular e ainda ajudou cada um deles a comprar o primeiro carro.

Não aconteceu do dia para a noite. Mas a lista de conquistas é de dar inveja. Ela saiu de Alagoas para São Paulo aos 14 anos com a ideia fixa de melhorar de vida e realizar uma série sonhos. E não é que vem dando certo? Nos mais de 30 anos trabalhando na grande metrópole, conseguiu não só a casa própria, mas comprar um segundo imóvel.

Maria também viaja todo ano nas férias, empresta dinheiro para pessoas próximas e não deixa aniversário nem Natal passar em branco. Tem presentinho, sim. Já deu até uma máquina de lavar de presente. E nos dias em que não está de bem com a vida, se permite um mimo, uma blusinha, uma comida gostosa mais cara.

Claro que ganhar dinheiro é importante na hora de organizar as contas, viver sem dívidas e investir. Mas há pessoas, como a Maria José, que fazem pouco dinheiro render muito e mostram que ter uma vida financeira saudável e equilibrada vai muito além de um salário alto.

Não são acadêmicos ou palestrantes, mas gente comum que usa estratégias que dão certo e consegue viver com o nome limpo na praça. Mesmo com renda familiar de até dois salários mínimos, eles saem com o saldo positivo todo mês. Não caem na lista de inadimplentes e nem recorrem a empréstimo. Tudo isso sem aplicações rentáveis ou milagrosas, apenas com o salário.

Dicas da Maria

Crie uma reserva de emergência - Evite crédito e esteja pronto para imprevistos

Pesquise, pechinche e compre - Já que tem de gastar, que seja com sabedoria

Use o cartão de crédito e o parcelamento a seu favor - Aumente o poder de compra sem pagar juros

Tenha um orçamento fixo equilibrado - As contas devem ser sempre menores que a renda

Faça gastos inteligentes que tragam retornos - Existem compras que funcionam como investimentos

Permita-se pequenos luxos - Ninguém é de ferro, não é mesmo?

Estabeleça prioridades e objetivos - Diga não aos impulsos e mantenha o foco

Arrisque - Há mudanças que vêm para o bem


Encontrou algum erro? Entre em contato