culinária

Aplicativo discorre sobre plantas alimentícias não convencionais de Alagoas

Por Maria Salésia 11/08/2019 - 09:22

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Flor de hibisco, encontrada em jardins, também pode ser usada na culinária, em geleias
Flor de hibisco, encontrada em jardins, também pode ser usada na culinária, em geleias

No Brasil, a variedade de espécies de plantas disponíveis para o consumo alimentar é enorme, mas muitas pessoas ainda desconhecem. 

As Plantas Alimentícias Não-Convencionais, também conhecidas como PANCs, costumam ser descartadas por serem consideradas pragas, embora possam fazer parte de uma dieta balanceada. 

Para tentar evitar esse tipo de desperdício, o agrônomo e aluno do Mestrado Profissional em Tecnologias Ambientais do PPGTEC/Campus Marechal Deodoro/ Ifal, Tadeu Patelo Barbosa, sob a orientação de André Suêldo, docente do Campus Maragogi/Ifal, desenvolveu um aplicativo que auxilia na identificação de espécies de plantas e ainda pouco utilizadas no cardápio do brasileiro.

O aplicativo é um dos produtos educacionais desenvolvidos a partir da pesquisa de Patelo no mestrado. Atualmente, está disponível apenas para sistemas Android, podendo ser baixado pela Play Store procurando pelo termo “Info PANC”. 

Vale ressaltar que o app foi feito em parceria com o desenvolvedor mobile Felipe Lopes. A aceitação tem sido significativa. Na loja de aplicativo do Google os usuários elogiam a iniciativa, inclusive avaliação com nota máxima.

Leia a matéria na íntegra no EXTRA ALAGOAS nas bancas!


Encontrou algum erro? Entre em contato