TURISMO

Avanços fomentam expansão e reabertura de hotéis em Alagoas

Por Agência Alagoas 23/07/2019 - 11:34

ACESSIBILIDADE

Kaio Fragoso
Bom momento do turismo favoreceu reabertura do Happy Hotéis, em Maceió
Bom momento do turismo favoreceu reabertura do Happy Hotéis, em Maceió

Enquanto importantes capitais nordestinas que sempre lideraram o turismo no país, como Salvador (BA) e Fortaleza (CE), viram importantes hotéis fecharem as portas por conta da crise, Alagoas se destaca com a expansão, abertura e até a reabertura de hotéis. Fatores como os bons resultados no fluxo de turistas, liderança no mercado nacional e a redução da violência foram apontados pelos empresários como razão destes investimentos no Estado.

Um dos maiores resorts de Alagoas, o Grand Oca, localizado em Maragogi, no litoral Norte, está em obras para expansão desde o ano passado. O empreendimento ganhará 150 novos apartamentos, gerando aproximadamente 450 novos leitos. Depois de pronto, o hotel contará com 1.200 leitos.


O crescimento do destino Maragogi foi o principal fator para o investimento, segundo Susana Villanueva, gerente comercial do Grand Oca. “O crescimento do destino se destaca dentro e fora do país, depois de termos trabalhado vários mercados na promoção de Alagoas em feiras e eventos, em muitas épocas do ano, sempre com o trade e a parceria com o Governo do Estado. Além disso, estamos numa posição estratégica entre Maceió e Recife, o que faz com que tenhamos hóspedes provenientes dos dois aeroportos”, explica.

A expansão no empreendimento também irá gerar novas oportunidades de renda e emprego em Maragogi. “Nós temos mais de 300 funcionários na casa, evidentemente iremos contratar mais. Ainda não sabemos quanto, mas será um número relevante para a economia do município e da região”, completa a gerente.

Em Maceió, os números positivos do turismo possibilitaram a reabertura de um hotel que havia sido fechado há mais de quatro anos. Fermi Torquato, ex-presidente da ABIH Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis) e empresário do ramo da hotelaria, reabriu um antigo hotel na cidade, integrando o empreendimento à sua rede Happy de Hotéis.

“Escolhemos Maceió muito pela posição que a cidade ocupa hoje a nível nacional no turismo, sendo um dos principais destinos do Brasil. Além disso, a qualidade dos serviços oferecidos na cidade, como infraestrutura e segurança, são diferenciais. A sensação de segurança na faixa onde os turistas trafegam é maior do que em outros destinos concorrentes do Nordeste”, afirma Torquato.

Com 100 leitos, o Hotel Happy Maceió está localizado no bairro de Pajuçara e foi reformado inteiramente com mão de obra local. “Nós tivemos o cuidado de contratar o mesmo arquiteto que construiu o antigo hotel e somente mão de obra alagoana, gerando receita e oportunidades para as pessoas daqui. O hotel compõe a nossa rede Happy, que pretende atuar de Fortaleza a Porto Seguro, atendendo toda a costa do litoral nordestino”, revelou o empresário.

Números

Segundo levantamento da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), atualmente em Alagoas estão em construção oito hotéis e outros dois estão em ampliação. À frente da pasta, Rafael Brito ressalta que os incentivos fiscais e o trabalho de promoção do destino tem feito a diferença no setor turístico em Alagoas.

“Estamos empenhados em garantir a vinda de novos investimentos por meio do Prodesin, que é a política de incentivo fiscal mais atrativa do Nordeste e que, nos últimos anos, garantiu não só o crescimento da nossa hotelaria, como também da malha aérea, com a redução do ICMS sobre o QAV (querosene de aviação), primeiro de 17% para 12% e, agora, para cotas de 8, 6 e 5%”, afirmou.

“Além disso, trabalhamos na promoção do destino Alagoas dentro e fora do país, participando de feiras do setor e capacitando agentes de viagens nacionais e internacionais. Todo esse trabalho garante os bons números que estamos colhendo e ainda vamos colher, colaborando para o desenvolvimento econômico e social de Alagoas e gerando ainda mais oportunidades para os alagoanos”, destacou o secretário.


Encontrou algum erro? Entre em contato