Meio Ambiente

Empreendimentos do Litoral Norte são prejudicados com aumento do nível do mar

Estado não possui estudos específicos para monitorar elevação sobre o litoral alagoano
Por Bruno Fernandes 21/07/2019 - 16:06

ACESSIBILIDADE

Bruno Fernandes
Obra no Hibiscus Beach Club pretende conter o avanço do mar e a erosão costeira
Obra no Hibiscus Beach Club pretende conter o avanço do mar e a erosão costeira

O aumento do nível do mar que acontece em todo o mundo começa a prejudicar empreendimentos localizados no Litoral Norte de Alagoas. Hotéis que dependem do turismo na região estão preocupados e começam a se preparar para evitar que o avanço sem solução e sem monitoramento constante no estado cause erosão ou derrube estruturas próximas às faixas de areia.

Em âmbito global, o Painel Intergovernamental de Previsões Climáticas (IPCC), criado em 1988 no âmbito das Nações Unidas, previu que até o ano de 2100 as águas oceânicas devem se elevar em 0,48 metro e em casos extremos até 1,20m sobre as regiões litorâneas de todo o planeta.

Nos últimos dias, obras iniciadas na areia da praia de Ipioca, em Maceió, chamaram a atenção de banhistas e moradores da região. O trabalho, realizado em frente ao restaurante Hibiscus Beach Club, segundo um dos gerentes do local, pretende conter o avanço do mar e a erosão costeira.

“A maré começou a invadir o espaço considerado do hotel e fomos perdendo espaço para nossos clientes, por conta disso, a diretoria da casa pediu autorização dos órgãos ambientais para realizar a revitalização e quem sabe diminuir o impacto causado por esse aumento”, explica Washington Pitanga.


Encontrou algum erro? Entre em contato