PAULO JACINTO EM FESTA

Baile da Chita chega à 67ª edição com grandes atrações

Por Maria Salésia 16/07/2019 - 13:21

ACESSIBILIDADE

Foto: Reprodução
O tradicional Baile da Chita de Paulo Jacinto
O tradicional Baile da Chita de Paulo Jacinto

O município de Paulo Jacinto, localizado no Agreste alagoano, possui pouco mais de sete mil habitantes, mas nos últimos dias tem se tornado frenético, tipo lugar grande. É que a 67ª edição da festa mais esperada da região bate à porta e filhos da terra e visitantes já se preparam para o grande dia. 

Além de ser uma típica cidadezinha do interior, PJ, como carinhosamente é conhecida, guarda uma peculiaridade. Que outra cidade teria nascido de um baile? Que outra cidade tem uma música (Propriá) do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, como seu segundo hino e consegue que seus habitantes a conheçam na ponta da língua? Só mesmo Paulo Jacinto- a Terra do Baile da Chita - que está de casa e coração abertos para receber no sábado, 20, seu público fiel e novato para o 67º Baile da Chita.

A animação ficará por conta da já conhecida orquestra Golden Time e dos talentosos Tarcy Monteiro (ex-Baby Som) e Elminho. O ponto de encontro é o Clube Recreativo Paulo-Jacintense, a partir das 22h. Então, se vista de chita, pegue a AL-210 e venha cantar a música do Rei do Baião que diz assim: “Por isso eu vou voltar pra lá, não posso mais ficar. Rosinha ficou lá em Propriá, aiai, uiui, eu tenho que voltar, aiai, uiui, a minha vida tá todinha em Propriá...”

Na verdade, é quase impossível ter alguém na região que nunca frequentou ou ouviu falar do Baile da Chita. O evento é tão importante para o estado que em 2015 foi reconhecido como bem de natureza imaterial pela Lei Estadual 7.720. O reconhecimento só veio confirmar o valor cultural e afetivo que o evento tem. Na verdade, desde sua primeira edição, ele ganhou a empatia do público e assim como a chita tem se tornado uma segunda pele de seus frequentadores. É amor à primeira vista que nunca vai embora. Muitos namoros e paqueras foram embalados e até casamentos aconteceram devido ao baile. É uma festa da família e confraternização regadas ao friozinho da cidade e ao calor dos moradores que esbanjam hospitalidade.

Assim, a pouco mais de uma semana do tão esperado baile, os moradores da cidade estão ansiosos para celebrar a festa que atrai frequentadores de toda a região e até de fora do estado. Quem está animada para conhecer o evento é a paulistana Sara Elen, que veio conhecer a família em Paulo Jacinto e já se apaixonou pela história da cidade. “É muito lindo ver esse amor do povo pela música, pelo baile, pela história. Estou encantada com tudo. É uma experiência única”, disse a estudante que já se arrisca a cantar um trecho da música tema do baile.

Muitos filhos da terra que deixaram a cidade para galgar outros caminhos, todos os anos voltam para dançar, rever amigos e se confraternizar. Tem até quem aporte com a família e alguns agregados. Aliás, Paulo Jacinto se torna uma festa. Literalmente, o município se veste de chita, o ar fica mais florido, as pessoas capricham no acolhimento e quem chega vem pra ficar e amar a festa. “Fui a esse baile há alguns anos e nunca esqueci. É um momento mágico, inexplicável que só vivenciando para saber”, definiu saudosista o empresário Cláudio Basto.

O diretor-presidente do CRPJ, Davi Lima, está entusiasmado com o evento e garante que tudo está preparado para receber no melhor estilo e receptividade o público que marcará presença a um dos maiores eventos sociopolíticos da história de Alagoas. “Agradecemos a todos que têm colaborado para que o evento aconteça com o mesmo padrão das edições anteriores e aproveitamos para convidar o pessoal a vir marcar presença no baile mais importante e tradicional da região”, garantiu.

Conhecer a história do baile é apaixonante. Criado no dia 22 de julho de 1951, com o objetivo de tornar cidade a antiga Vila Paulo Jacinto, antes Povoado de Lourenço, município de Quebrangulo, o nome surgiu porque o evento seria realizado após os festivos juninos, quando a cidade era enfeitada com o tecido de chita. Assim, como a vila se intitulava autossuficiente e precisava se emancipar de Quebrangulo, as reuniões aconteciam a todo vapor, as ideias surgiam, mas faltava dinheiro para pagar um advogado. Foi quando em um desses encontros, Josefa Barbosa teve a ideia de realizar um baile e seria “Baile da Chita”. 

José Aurino de Barros e os demais participantes acataram a iniciativa. Já a escolha da música aconteceu porque era um sucesso do momento de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Tudo deu tão certo que o Rei do Baião, em viagem pelas redondezas, ficou sabendo que sua música tinha se tornado importante para o recém emancipado município de Paulo Jacinto e resolveu retribuir o carinho ao aportar por lá e realizar show em praça pública. O evento aconteceu na década de 1950, mas qualquer paulojacintense sabe contar aquele momento como se estivesse presente.

RAINHA DA CHITA

Outro atrativo do baile é o desfile da Rainha da Chita, onde a garota escolhida no ano anterior passa a faixa para sua conterrânea durante o intervalo do evento. Todo ano é assim. Desde o primeiro baile, uma jovem da cidade, com idade entre 15 e 18 anos, é escolhida rainha. Este ano a eleita foi Silvana Myllena Araújo de Melo, 15 anos. Filha de Silvano de Melo Correia e Maria Salete Araújo de Melo, para ela, ser rainha do Baile da Chita é um sonho realizado. 

“É um privilégio está fazendo parte da cultura Paulojacintense, levando a diante a tradição que ocorre há 67 anos. Sinto uma honra imensa ao estar passando por esse momento inesquecível que traz comigo um desejo de criança, uma leveza e ao mesmo tempo a emoção de tudo que vem acontecendo. Farei o melhor para representar minha terra, com o melhor que ela merece”, disse Myllena, que espera ansiosa pelo recebimento da faixa e assim desfilar sua beleza de majestade.

O baile é uma festa privada, mas paralelamente existe a festa de rua - Festa da Chita - que este ano acontece durante dois dias. A prefeitura municipal preparou o evento público no sábado 20 e domingo, 21, com shows de grandes nomes da música regional. Na programação, Forró do Muido, Gil Mendes e Ranniery Gomes irão abrilhantar o primeiro dia da festa. No domingo, vai ter Calcinha Preta e Banda Versátil na Terra do Baile da Chita. Você não vai ficar de fora dessa. Vista-se de chita, vista-se como quiser, crie sua moda, seu estilo e sinta-se convidado para a festa. A garantia é que será um sucesso e você nunca mais vai deixar de participar do melhor baile da região.


Encontrou algum erro? Entre em contato