VIOLÊNCIA

Alagoas tem 50 assassinatos com autoria desconhecida, revela levantamento

Por Redação 15/07/2019 - 14:13

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Polícia Civil esclarece 70,8% dos homicídios ocorridos em Maceió no primeiro semestre
Polícia Civil esclarece 70,8% dos homicídios ocorridos em Maceió no primeiro semestre

Cerca de cinquenta autores de homicídios ainda não foram identificados pela Polícia Civil em crimes cometidos no primeiro semestre. O levantamento é da Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoas da Capital (DHPP), divulgado nesta segunda-feira, 15. 

De acordo com o coordenador da DHPP, Eduardo Mero, durante o período, foram registrados 177 assassinatos na capital, resultando na instauração de 168 inquéritos policiais, isto porque em alguns casos houve mais de uma vítima.

Ainda segundo levantamento, a Polícia Civil esclareceu 70,8% dos assassinatos ocorridos em Maceió, quanto 29,2% ficaram sem resolução. E nos seis primeiros meses do ano, 185 inquéritos policiais foram concluídos. Destes, 131 tiveram os nomes dos autores indicados à Justiça.

Em comparação ao mesmo período do ano passado, houve o aumento de 50,6% no índice de esclarecimento de assassinatos.

Neste ano, dos 177 crimes registrados, 70,8% tiveram seus autores conhecidos. Sendo assim, aproximadamente 50 homicidas continuam nas ruas sem qualquer identificação.

Os dados da DHPP indicam índice de esclarecimento de 70,8% dos inquéritos concluídos e 77,9% dos inquéritos instaurados.  

Para Eduardo Mero, outro dado importante é que 80% das prisões ou apreensões foram mantidas pela Justiça, o que indica a eficiência das investigações e da elaboração dos inquéritos policiais. 

“A manutenção das prisões reduz a sensação de impunidade e inibe a prática de novos crimes”, destacou.

O delegado-geral Paulo Cerqueira afirma que os índices de elucidação de homicídios são significativos e refletem a orientação do governador Renan Filho e do secretário de Segurança Pública, Lima Júnior. 

“Esse trabalho feito pela Polícia Civil, colabora com a redução, mês a mês, no número de assassinatos em todo o estado”, concluiu.


Encontrou algum erro? Entre em contato