CASO PINHEIRO

Suposto novo tremor de terra assusta moradores

Por Redação 04/07/2019 - 14:05
Atualização: 04/07/2019 - 15:23

ACESSIBILIDADE

Secom Maceió
Bairro do Pinheiro
Bairro do Pinheiro

Moradores do Pinheiro, Mutange e Bebedouro, bairros que sofrem com instabilidade do solo, relataram, no início da tarde desta quinta-feira, 4, um suposto novo tremor de terra.

Um das lideranças do grupo SOS Pinheiro, Geraldo Castro, informou ao EXTRA que diversas pessoas chegaram a sair de suas casas preocupadas.

"O tremor aconteceu atrás do HapVida chegando a quebrar vidraças. O pessoal me ligou preocupado contando o que aconteceu", disse. 

Outros moradores, no entanto, afirmaram não sentir nenhum o tremor e que na localidade estava tudo normal.

Relator substituto da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que busca esclarecimentos e soluções para os problemas que atingem o bairro do Pinheiro, o vereador Chico Filho (Progressistas) informou que um morador do Mutange também teria registrado o fenômeno. 

Uma das hipóteses para o tremor seria o fato da Braskem estar usando um compactador perto da Lagoa do Mundaú, o que seria normal devido ao tamanho da máquina. 

Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, não houve nenhum registro de abalo sísmico na região de Maceió.

Nota da Braskem

A Braskem reitera que não há atividade de extração de sal-gema na região do Pinheiro, Mutange e Bebedouro. Ao que tudo indica, a vibração do solo registrada em uma localidade do Mutange foi causada durante a passagem de uma máquina de rolo compactador, utilizada para nivelar o terreno e garantir o acesso das máquinas de sondagem às minas da Braskem.

Esta leve vibração ocorreria em qualquer outro local e não representa riscos para a comunidade. A Braskem reforça que este trabalho é necessário para a conclusão dos estudos de sonar, considerados fundamentais para esclarecer as causas dos problemas registrados na região do Pinheiro.


Encontrou algum erro? Entre em contato