DISQUE 100

Alagoas registra aumento de 5,5% em denúncias de violência contra idosos

Balanço anual do Disque 100 aponta para 345 ocorrências no Estado, lideradas por casos de negligência e violação financeira
Por Tâmara Albuquerque 22/06/2019 - 08:57

ACESSIBILIDADE

Foto: Tâmara Albuquerque
Juliana Lais: idosos chegam ao abrigo com aposentadorias comprometidas por empréstimos
Juliana Lais: idosos chegam ao abrigo com aposentadorias comprometidas por empréstimos

A violência contra os idosos é uma ferida social crônica. Não cicatriza. Pelo contrário, a cada ano, os serviços que fazem levantamento dessas violações de direitos apontam a alta das ocorrências no país. 

Para se ter uma ideia, apenas pelo “Disque 100”, oferecido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (cuja sigla é MMFDH), foram registrados em 2018 mais de 37 mil denúncias de violações com vítimas idosas em nível nacional. 

O número representa um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Um aspecto muito grave revelado pelo serviço de denúncia é que 52,9% dos casos de violência contra idosos foram cometidos pelos filhos, seguidos dos netos (7,8%) e dentro de suas próprias casas (85,6% dos casos). 

Em Alagoas a realidade acompanha o cenário nacional. O balanço do Disque 100 informa que no ano passado foram realizadas 345 denúncias de violações contra idosos no Estado (em 2017 foram 327 denúncias), uma alta de 5,50%.

Leia mais no EXTRA Alagoas nas bancas!


Encontrou algum erro? Entre em contato