IMAGENS DE SATÉLITES

Pinheiro recebe volume de chuva suficiente para evacuação

Aviso foi emitido pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites da Ufal
Por Bruno Fernandes 17/06/2019 - 14:21
Atualização: 17/06/2019 - 15:07

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Em 12 horas números já chegavam a 64mm em algumas regiões
Em 12 horas números já chegavam a 64mm em algumas regiões

Já choveu mais de 70mm nas regiões do Farol e do Pinheiro em menos de 24 horas avisou o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélites (Lapis) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), nesta segunda-feira, 17.

"Em menos de 24h já está com 76mm. Foram exatamente 14 horas e já atingimos esse número em duas de nossas estações. Isso é o suficiente para acionar o estado de alerta da Defesa Civil de Maceió", informou o professor Humberto Barbosa.

A previsão do laboratório é de que, nas próximas três horas, chova mais cerca de 15 milímetros, o que deixa as autoridades em alerta. Para esta terça-feira, 18, o número pode chegar a 60mm e, embora esteja abaixo do limite estabelecido, também deve ser levado em consideração o estado de alerta.

 "Com o solo já encharcado por essa chuva de hoje, pode acontecer de chover até menos nos próximos dias e acabar acionando essas questões geológicas", alertou o professor.

Ainda segundo o especialista, o aviso é apenas uma prevenção. "Obviamento isso é uma prevenção, mas por precaução chegando a esse limite decidido pelas autoridades já era para ser colocado em prática o treinamento de evacuação", afirmou o professor.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) pediu para caso de emergência acionar a Defesa Civil e, assim, tomar as providências imediatas para minimizar o risco de desastre geológico.

De acordo com a Defesa Civil, que monitora o bairro, - além do Mutange e Bebedouro - atingido por rachaduras e fissuras em ruas e casas devido ao processo de mineração de sal-gema no subsolo das localidade, caso chova entre 30 e 40 milímetros dentro do período de uma hora ou 70 mm no período de 24 horas, os moradores devem evacuar a área.

O EXTRA entrou em contato com a Defesa Civil Municipal para saber o que será feito nas próximas horas, mas até o momento não houve retorno.


Encontrou algum erro? Entre em contato