UFAL

Alunos pedem investigação de professor por injuria racial em Universidade

Professor teria vinculado capacidade intelectual de aluno negro à composição branca em sua miscigenação
Por Redação 07/06/2019 - 14:39
Atualização: 07/06/2019 - 15:49

ACESSIBILIDADE

Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Alunos e entidades da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) estão se mobilizando para pedir providencias a corregedoria da Universidade Federal de Alagoas a respeito de declarações proferidas em aula por um professor identificado como Alexandre Toledo, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.

Segundo denúncia que veio a público nesta sexta-feira, 7, durante aula sobre o conhecimento científico, o professor alegou que por teoria que relaciona ocupação terrestre e capacidade intelectual jovem negro só estaria na universidade graças a miscigenação.

“Ele disse que esta teoria - os povos de “maior capacidade intelectual” tinham migrado para o norte e no sul, na África teriam ficado os de “menor capacidade intelectual”- poderia estar equivocada. Afinal eu era um aluno inteligente e estava na universidade", relata o aluno.

Ainda segundo o estudante, "logo após, nos pediu que não nos esquecêssemos de todo o processo de miscigenação pelo qual eu tinha passado. Compreendi que para ele, a minha capacidade intelectual seria mais avançada do que o comum para um negro por uma suposta composição branca existente nas minhas raízes familiares”, afirmou aluno utilizado como exemplo.

O EXTRA entrou em contato por telefone com o professor, mas o mesmo preferiu não se pronunciar sobre o acontecido através do celular. O profissional também disse "juntarei as matérias no processo que abrirei de calúnia e difamação".

Diante do ocorrido, o Centro Acadêmico do curso divulgou uma nota de repúdio, endossada pelo Conselho da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e junto com o Diretório Acadêmico e a ANU – Associação de Negros e Negras da Ufal estão buscando as medidas cabíveis ao caso.


Encontrou algum erro? Entre em contato