DECADÊNCIA

Sucata da Usina Triunfo vai a leilão

Empresa chegou a gerar 3.200 empregos em período de safra
Por José Fernando Martins 18/05/2019 - 16:47

ACESSIBILIDADE

Jornal Extra
Sucata da Usina Triunfo vai a leilão

Mais uma usina de Alagoas acabou reduzida a sucata. A decadência da vez envolve a Triunfo Agroindustrial SA, que foi fundada em 1959 pelo ex-prefeito de Atalaia e ex-deputado estadual José Tenório. O empreendimento, localizado no município de Boca da Mata, chegou a ser considerado sinônimo de empreendedorismo em Alagoas, uma vez que foi a primeira usina da Região Nordeste a produzir açúcar orgânico. Com leilão marcado para o final deste mês, a atual situação da Triunfo é bem diferente do seu passado ilustre.

Depredada pela ação do tempo, o leilão, na verdade, será um “desmanche” a partir da venda de maquinários, estruturas metálicas corroídas, tanques, sacos de cal e veículos, como tratores e reboques. Para se ter uma ideia das condições dos materiais, uma das cláusulas do edital do leilão deixa claro que “os bens serão leiloados no estado em que se encontram, não cabendo nenhuma reclamação por parte dos licitantes após a arrematação”.

A Triunfo Agroindustrial entrou com pedido de recuperação judicial em outubro de 2015. Conforme nota da empresa divulgada na época, o motivo da recuperação judicial foi a “crise econômica que castiga o Brasil e muito especialmente o setor, somada às dificuldades causadas pelas recorrentes secas que fizeram reduzir drasticamente a produtividade dos canaviais nos últimos anos”.

Ainda em outubro de 2015, a usina decidiu ficar de fora da moagem da safra daquele ano e deixou de operar o parque industrial no ciclo 16/17. A expectativa era que a fábrica voltasse a funcionar em até dois anos, o que não aconteceu. Com a medida, vieram as demissões. A unidade sucroalcooleira empregava cerca de 3.200 trabalhadores em período de safra.

Leia mais no EXTRA ALAGOAS nas bancas!


Encontrou algum erro? Entre em contato