MEIO AMBIENTE

Campanha ‘Eu viro carranca pra defender o Velho Chico’ é lançada em Brasília

Programação acontece nas cidades de Pão de Açúcar, Juazeiro, Bom Jesus da Lapa e Três Marias
Por Bruno Fernandes 17/05/2019 - 15:47
Atualização: 18/05/2019 - 03:10

ACESSIBILIDADE

Ricardo Botelho - Acervo CBHSF
Programação foi apresentada durante coletiva em Brasília
Programação foi apresentada durante coletiva em Brasília

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) lançou na manhã desta sexta-feira, 17, em Brasília, a 6ª edição da campanha "Eu viro carranca pra defender o Velho Chico". O objetivo é divulgar o Dia Nacional em Defesa do Velho Chico celebrado em 3 de junho.

A data foi instituída pelo CBHSF para conscientizar as pessoas sobre a preservação do rio e mobilizar todos e todas pelo uso responsável dos seus recursos hídricos. Nesta edição, quatro regiões fisiográficas devem receber a programação.

Com o tema "Sou mais Velho Chico" serão realizadas apresentações em formatos inéditos para o “Eu Viro Carranca”, como: apresentações teatrais, plantio de árvores, entre outros. Os eventos devem acontecer nas cidades de Pão de Açúcar (AL), Juazeiro (BA), Bom Jesus da Lapa (BA) e em Três Marias (MG). A programação completa pode ser conferida no site da campanha.

Além das atrações culturais, a programação do comitê é voltada para chamar atenção dos governantes e da população em geral para a situação crítica do Rio São Francisco, sobretudo nas regiões próximas a Piaçabuçu, Penedo e Piranhas, que passaram a sofrer com o assoreamento e a salinização da água nos últimos anos.

Sobre a importância do comitê, o presidente Anivaldo Miranda informou ao EXTRA que já foram entregues 58 projetos concluídos entre 2012 e 2019. "E temos mais um em andamento. Tudo isso foi realizado graças a um investimento de aproximadamente R$ 42 milhões e contemplou 60 municípios", explicou.

Em relação aos Planos Municipais de Saneamento Básico, o comitê, que é considerado o maior investidor da bacia do São Francisco, realizou cerca de 63, além de ter outros quatro em execução. "Temos um novo chamamento para mais 40 municípios, 10 só em Alagoas", explicou Miranda.

Sobre o Comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica desenvolve ações para resgate das águas por meio da implementação de projetos de recuperação hidroambiental, do financiamento de planos de saneamento básico para os municípios que fazem parte da bacia, da realização de oficinas, seminários, eventos culturais abordando temas importantes para a conscientização acerca dos problemas enfrentados pelo Velho Chico.

A ideia de usar a carranca como ícone é chamar a atenção dos moradores para os graves problemas enfrentados pelo Rio e bacia, e para a revitalização, a fim de que o Velho Chico continue alimentando a vida e a esperança dos 18 milhões de brasileiros que dependem direta ou indiretamente de suas águas, segundo o comitê.


Encontrou algum erro? Entre em contato