MENOS DE 24 HORAS

Placas são instaladas sem aviso e veículos são guinchados na Ponta Verde

Por Bruno Fernandes 03/05/2019 - 15:27
Atualização: 03/05/2019 - 16:35

ACESSIBILIDADE

Cortesia
Placas foram instaladas sem aviso prévio e veículos foram recolhidos
Placas foram instaladas sem aviso prévio e veículos foram recolhidos

Moradores da Rua Odilon Vasconcelos, no bairro da Ponta Verde, em Maceió, denunciam que funcionários da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) teriam instalado, na tarde de ontem, 2, placas de proibido estacionar enquanto veículos ainda estavam parados no local. Os carros foram guinchados na manhã desta sexta-feira, 3.

Segundo uma moradora que não quis se identificar, seu veículo ficou estacionado no mesmo local em que deixa há vários anos, onde nunca teve placa com a proibição e, pouco tempo depois, foi informada por uma familiar que seu automóvel estava sendo levado.

"Eu estacionei e fui para minha casa, depois minha mãe veio me avisar que o veículo estava sendo guinchado. Quando cheguei no local, perguntei o motivo, visto que ali nunca teve nenhuma placa. O agente só disse que agora tinha", revelou. Segundo os moradores, a placa foi colocada durante a tarde de quinta-feira, sem aviso ou notificação aos motoristas que costumam estacionar no local.

Ainda conforme os motoristas, os agentes da SMTT não deram qualquer possibilidade de retirarem os veículos, nem fizeram qualquer ação educativa. Pegos de surpresa, eles foram avisados que deveriam procurar o depósito da SMTT para pagar as taxas e retirar seus carros.

Em nota, a SMTT informou que o serviço de implantação de sinalização vertical nas ruas da cidade é realizado diariamente pelas equipes do órgão e segue um cronograma de solicitações da população, como é o caso da Rua Odilon Vasconcelos, na Ponta Verde.

"Os trabalhos de colocação de placas são feitos após estudos técnicos, que avaliam a geometria da via, se o espaço é corredor de ônibus, se é uma região de residencial com muitas garagens, se a via é um polo que prejudica o fluxo de veículos e se ela apresenta a problemática de estacionamento irregular, entre outras situações", informou.

Ainda segundo a pasta, após a instalação de placas de regulamentação de trânsito nas vias, as equipes podem adotar as medidas fiscalizatórias previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que preveem desde autuações até a remoção dos veículos de acordo com o tipo de infração cometida pelo condutor.

A Superintendência explica que, em caso de recolhimento do veículo, o cidadão deverá comparecer ao pátio da empresa Transguard, localizada na Avenida Durval de Góes Monteiro, nº 9110, no Tabuleiro do Martins, e regularizar a sua situação.


Encontrou algum erro? Entre em contato