INSPEÇÃO

Ônibus e vans escolares são proibidos de transportar alunos na cidade de Pilar

Por Bruno Fernandes com MPE 22/04/2019 - 15:07

ACESSIBILIDADE

Assessoria
Projeto é uma iniciativa do Ministério Público em parceria com o Detran
Projeto é uma iniciativa do Ministério Público em parceria com o Detran

Treze ônibus e três vans sem inspeção semestral foram interditados nesta segunda-feira, 20, na cidade do Pilar, em mais uma ação do projeto Transporte Legal, uma inciativa do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL).

Pilar foi a sétima cidade escolhida para receber a fiscalização do projeto. Lá, os 16 ônibus e vans que prestam esse tipo de serviço foram vistoriados, uma vez que eles fazem o transporte escolar para cerca de 6,5 mil alunos da rede pública de ensino, tanto na zona urbana quanto na rural. 

Na vistoria que ocorreu durante a manhã de hoje, foram inspecionando 13 ônibus e três vans. Os 16 veículos estão impedidos de circular a partir de agora porque precisam passar pela inspeção veicular semestral, uma exigência do Código Brasileiro de Trânsito. 

“Essa inspeção é imprescindível porque vistoria mais de 200 itens de segurança. A expedição do documento significa dizer que o veículo está pronto e seguro para transportar os alunos”, explicou o promotor de justiça Lucas Carneiro, coordenador do Núcleo de Defesa da Educação do Ministério Público.

A resolução dos problemas

O Núcleo de Defesa da Educação vai atuar junto com o promotor de Pilar, Sílvio Azevedo. Ele também acompanhou toda a ação de fiscalização. “Como detectamos essas irregularidades, já estamos conversando com as Secretarias Municipais de Educação e de Transporte para tentar resolver os problemas. Os ônibus ou terão que ser substituídos de imediato ou realmente ficarão parados até que a inspeção ocorra”, informou ele.

Por meio de nota, a Prefeitura de Pilar informou que realiza frequentemente vistorias nos ônibus escolares e que o que foi encontrado não compromete a segurança. Ainda segundo o documento, "a prefeitura foi informada que falta um certificado de transporte que precisa ser dado pela empresa de ônibus e que nenhum município tem esse certificado". 

A prefeitura ressaltou ainda que vai cobrar das empresas o certificado e enfatizou que sempre prezou pela segurança e cuidado com os estudantes que dependem dos ônibus escolares.


Encontrou algum erro? Entre em contato