BACIA LEITEiRA

Produtores de leite em Alagoas tentam superar crise

Instalação de fábrica deve aumentar competitividade e possibilitar exportação
Por José Fernando Martins 18/04/2019 - 06:12

ACESSIBILIDADE

Divulgação
O Programa do Leite garante um litro de leite para famílias que vivem abaixo da linha da pobreza no estado
O Programa do Leite garante um litro de leite para famílias que vivem abaixo da linha da pobreza no estado

Desvalorização de preço, poucos compradores e falta de incentivo do poder público. Esses são os principais fatores que fizeram os produtores de leite de Alagoas vivenciar uma das maiores crises do setor. Com a instabilidade do Programa do Leite, financiado pelos governos federal e estadual, produtores buscam alternativas para escoar a produção.

Segundo o presidente da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA), Ademar Monteiro, os trabalhadores rurais foram pegos desprevenidos com a falta do repasse do programa, que durou de outubro a fevereiro, voltando a ser posto em prática apenas no mês de março.

Criado em 2002, o Programa do Leite garante um litro de leite para famílias que vivem abaixo da linha da pobreza no estado. O leite é comprado dos pequenos produtores da Bacia Leiteira de Alagoas gerando renda além de alimentar crianças carentes.

“No ano passado, o programa estava sofrendo o risco de parar as operações porque o governo federal não estava mais mandando recursos. E o governo estadual não iria continuar [com o programa] sem essa ajuda”, disse o presidente da cooperativa. Foi quando Monteiro recorreu à bancada federal, em Brasília, para pleitear a continuidade do programa.

Além da falta de dinheiro, os produtores também tiveram que enfrentar um problema que ainda assola o Nordeste: a seca, que afetou diretamente a saúde dos animais diminuindo a produção. “Esse atraso de repasses acabou sendo muito pesado para os produtores, mas estamos começando a nos recuperar”.

Leia mais no EXTRA ALAGOAS nas bancas.


Encontrou algum erro? Entre em contato