BRADESCO
Órgãos pedem indenização de R$ 1 milhão por espera em filas bancárias
Por Assessoria
16/04/2019 - 14:39
Foto: Divulgação
A Defensoria Pública do Estado e o Instituto de Defesa dos Consumidores do Estado de Alagoas (Idecon-AL) ajuizaram ação civil pública, na segunda-feira, 15, pedindo a condenação do Banco Bradesco, em R$ 1 milhão, por causar danos morais coletivos aos consumidores de Maceió em razão do repetido excesso de tempo em fila bancária.
A petição foi assinada pelo defensor público do Núcleo de Direitos Coletivos, Fabrício Leão Souto e os advogados representantes do Idecon-AL.
Entre as melhorias demandadas ao Banco estão disponibilizar mais funcionários a fim de garantir rapidez no atendimento e observância do tempo máximo em fila, bem como assegurar assentos suficientes para idosos, gestantes e pessoas com deficiência.
Na ação, o defensor público enumera as sucessivas vezes em que a mesma agência do Bradesco, situada na Rua do Livramento em Maceió, foi autuada e multada pela fiscalização do Procon/Maceió em razão do excesso de tempo em filas bancárias impostas aos consumidores.
“Esta mesma agência foi autuada e multada seguidas vezes e fez pouco caso da fiscalização. Assim, continuar prestando esse serviço de péssima qualidade passa a ser uma opção do banco, como decidiu o STJ, buscando auferir lucro de maneira predatória e exploratório às custas de consumidores, idosos, pessoas com deficiência.As filas só pioraram para o consumidor, cujo tempo útil e produtivo era seguidamente desviado e subtraído. O importante agora é garantir o atendimento dentro do tempo razoável segundo a Lei Municipal de Maceió, mas também buscamos a justa indenização pelo dano moral coletivo já cometido ao longo do tempo”, conclui o defensor público.