CRUELDADE

Homem estuprava jovens e crianças em escritório de vereador, diz Polícia Civil

Por Com PC-AL 15/04/2019 - 13:44
Atualização: 15/04/2019 - 14:06

ACESSIBILIDADE

Foto: Reprodução
Operação policial prende suspeito de estuprar vítimas quinzenalmente
Operação policial prende suspeito de estuprar vítimas quinzenalmente

Policiais civis, comandados pelas delegadas Ana Luíza Nogueira e Adriana Gusmão prenderam, em operação realizada no início da manhã desta segunda-feira, 15, um homem suspeito de estupros em série na capital alagoana. A prisão aconteceu na residência do acusado, no conjunto Elias Bonfim, no bairro Guaxuma, Litoral Norte da capital alagoana.

Benício Vieira de Lima, de 46 anos, de acordo com registros da polícia, vinha cometendo os crimes desde o ano de 2015, sendo nove casos confirmados por meio do reconhecimento das vítimas e outros 10 estão sob investigações. O suspeito foi conduzido até o Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras.

Além do reconhecimento das vítimas, a polícia também dispõe de provas técnicas que incriminam o suspeito, cujas vítimas têm idades que variam de 11 a 18 anos. Benício Vieira é servidor comissionado da Câmara de Vereadores de Maceió, sendo lotado no gabinete do vereador Chico Filho.

As investigações foram iniciadas a partir de um relatório da Secretaria Estadual da Saúde, entregue à Secretaria de Segurança Pública, indicando três vítimas de violência sexual, sendo duas menores e uma maior de idade, com as mesmas características do autor e o mesmo modo de operação.

O setor de inteligência da Polícia Civil entrou no caso e, em coletas feitas nos bancos de dados da Policia Civil, foram detectados casos desde 2015. “Foram realizadas ações de inteligência e identificada uma região, como sendo o bairro da Gruta e Lourdes, mas precisamente na região da Avenida Rotary, como o local dos estupros”, explicou a delegada Ana Luíza Nogueira.

Após o auxílio do Laboratório de Inteligência Cibernética, da Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, na análise de dados, a força-tarefa de investigadores chegou à uma região, onde foram confirmadas, através de reconhecimento fotográfico de nove meninas, o autor e local dos fatos.

As abordagens aconteciam sempre nos bairros do Feitosa e Jacintinho, nas proximidades das casas das vítimas, que eram levadas para uma residência, que na verdade era o escritório do vereador por Maceió, localizada na Avenida Rotary.

O suspeito realizava em média de três a quatro vítimas em cada série de ataques, inclusive contra crianças de 11 anos, o que caracteriza crime de pedofilia. O modo de agir era abordar as vítimas com uma estória de que a filha estava numa Igreja e não sabia como chegar ao local; insistia e até mesmo chorava para enganar a vítima, que se compadecia e entrava no carro. As que negavam, ele mostrava uma arma.

Após entrar no veículo – um Corolla Sedan, de cor prata -, na sua maioria, ele deitava a vítima no banco e cobria o rosto dela com um pano e no percurso já começava os atos de violência sexual, bolinando as garotas.

Sempre que chegava à casa, pedia para alguém abrir o portão, levava para um quarto próximo à garagem e fazia sempre violência de sexo vaginal, anal e oral. Depois dos atos, levava as vítimas para próximo do local onde anteriormente realizara a abordagem.

Peritos do Instituto de Criminalística (IC) realizaram ainda na manhã desta segunda-feira, 15, uma perícia no escritório onde eram praticados os estupros para o recolhimento de vestígios que possam incriminar o servidor da Câmara. Entre as provas, cabelos e outros objetos foram recolhidos. O material será analisado pelo IC.

Em nota, o vereador Chico Filho enviou nota à imprensa.

Confira nota

Quanto a prisão de um dos seus assessores nesta segunda-feira o vereador Chico Filho informa:

Que se solidariza com todas as vítimas e repudia veementemente qualquer tipo de crime;

Que está assustado da mesma forma que toda sociedade, pois o assessor tinha mais de 15 anos de convívio familiar;

Que em nenhum momento sabia do uso de seus veículos ou de seu escritório para prática de crimes;

Que vai pedir imediatamente a exoneração do assessor;

Que está disponível às autoridades policiais e judiciais para contribuir com as investigações.

Vereador Chico Filho


Encontrou algum erro? Entre em contato