deu na istoé

Lula pediu que Collor desistisse da disputa ao governo de AL

Segundo reportagem da IstoÉ, estratégia seria para beneficiar o presidenciável Fernando Haddad
Por Redação com IstoÉ 28/09/2018 - 10:35

ACESSIBILIDADE

O ex-presidente teria montado uma estratégia para beneficiar Haddad
O ex-presidente teria montado uma estratégia para beneficiar Haddad

Preso há seis meses na sede da Polícia Federal em Curitiba, o ex-presidente Lula está apenas no início do cumprimento de uma pena de 12 anos e 1 mês de cadeia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Mas ao que parece, não deixa de operar mesmo de dentro do presídio.

Segundo publicação desta sexta-feira, 28, da revista IstoÉ, o ex-presidente teria montado uma estratégia para beneficiar Haddad em Alagoas. Para isso, contou com os préstimos do senador Renan Calheiros (MDB-AL).

Em mensagens transmitidas pelo ex-ministro Gilberto Carvalho a Renan, candidato à reeleição, Lula teria pedido para que o senador convencesse o também senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) a desistir da disputa ao governo de Alagoas contra Renan Filho (MDB), candidato à reeleição. Àquela altura, Renanzinho ostentava 46% das intenções de voto e Collor 22%.

Os dois rumavam para o segundo turno. A ideia acalentada por Lula era que Renanzinho fosse eleito no primeiro turno, reservando o segundo turno para se dedicar de corpo e alma a Haddad. 

"Em troca, o filho de Renan se comprometeria a aumentar as verbas da mídia do governo dos atuais R$ 300 mil por mês para R$ 800 mil mensais para a TV de Collor em Maceió. O acerto, pelo visto, foi bem azeitado. Collor renunciou, Renanzinho saltou para 65% e deve ser reeleito na primeira etapa das eleições alagoanas", destacou a publicação.

Ainda segundo a revista, o PT espera que Renan Filho cristianize Meirelles em favor de Haddad. Há, no Estado, quem diga que isso já aconteceu. Na última semana, Haddad subiu de 2% para 28% em Alagoas. Avalista do acerto, Renan sonha em voltar a comandar o Senado, a partir de 2019, com o apoio de Lula.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato