disputa

Renan Calheiros enfrenta sua eleição mais apertada

Por Com Folha de S. Paulo 10/09/2018 - 09:17

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O senador Renan Calheiros tenta conquistar o seu quarto mandato enfrentando aquela que deve ser a eleição para o Senado mais disputada em Alagoas nas últimas três décadas. Na edição de domingo, 9, a Folha de S. Paulo analisou a situação que o alagoano enfrenta para conseguir ganhar de novo nas urnas. Confira na íntegra aqui

Um eleições anteriores, Renan teve uma trajetória mais tranquila. Em 1994 e 2002, firmou aliança com Teotônio Vilela Filho (PSDB), numa parceria que ficou conhecida como "senadores siameses".  

Em 2010, foi superado por Benedito de Lira (PP), mas acabou ficando com a segunda vaga para o Senado.  Desta vez, o cenário é ainda mais complexo. Renan chega à eleição como réu no Supremo Tribunal Federal e chamuscado por inquéritos da Operação Lava Jato que o investigam por suspeitas de corrupção.  

Para completar, enfrentará na briga pelas duas vagas ao Senado outros três candidatos chegam à campanha com competitividade: Lira, que tenta a reeleição, o ex-ministro dos Transportes Maurício Quintela Lessa (PR) e o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB).  "É uma campanha disputada. Vamos ver como as coisas vão evoluir, mas estou animado", afirmou Renan durante um ato político em Maceió.

Na pesquisa Ibope divulgada em agosto, Renan aparece na liderança com 33% das intenções de voto.  Mas os adversários vêm logo no encalço: Lira tem 25%, Cunha tem 19% e Quintela, 18%.

Outro trunfo é a aliança com PT e o respaldo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Há uma semana, Renan desfilou em carreata ao lado do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) em Maceió. (João Pedro Pitombo)


Encontrou algum erro? Entre em contato