Alagoas, 27 de novembro de 2020 24º min 28º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
SAÚDE

Alagoas pode ter 1ª especialização em Doenças Raras do Brasil

Assessoria

16/05/2018 09h09

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

O presidente da Associação Dr. Hemerson Casado, Hemerson Casado, e o vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto, se reuniram nesta segunda-feira, 14, para tratar sobre assuntos das áreas de Educação, Saúde e Pesquisa Científica. Alagoas deve ter, em breve, a primeira pós-graduação em Doenças Raras do Brasil, construída através de convênio de cooperação técnica entre as entidades.

Além disso, a parceria vai render a composição de uma disciplina sobre Doenças Raras a ser ofertada de forma optativa para as graduações em Saúde. “Boa parte desses projetos já foram desenvolvidos por Fernando Gameleira, que é vice-presidente da Associação e neurologista”, explicou Hemerson Casado.

Douglas Apratto destacou o ineditismo da proposta e o interesse da instituição de ensino em auxiliar a transformação das ideias da Associação em realidade. “Esses assuntos são interessantes e nos agradam. Nosso próximo passo é dialogar internamente com diretoria e assembleia para darmos sequência aos trabalhos”, pontuou.

É possível que a pós-graduação e a disciplina sejam ofertadas a partir de 2019. No mundo, cerca de 400 milhões de pessoas possuem algum tipo de patologia classificada como “rara”. 

Já no aspecto científico, Hemerson Casado propôs um convênio entre as instituições e o Instituto Weizmann, de Israel, uma Universidade de Pesquisa que só trabalha com mestrado e doutorado. E um evento anual sobre Doenças Raras.

SEMINÁRIOS

O próximo seminário “A ELA como ela é” – organizado periodicamente pela Associação Dr. Hemerson Casado para informar e formar famílias de pacientes de Esclerose Lateral Amiotrófica e profissionais de diversas áreas - deve acontecer no auditório do Cesmac, com palestras multidisciplinares, em data a ser definida.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade