descaso

Cerca de 75% das ligações para o Samu na véspera da virada foram trotes

Por Agência Alagoas 02/01/2017 - 11:52

ACESSIBILIDADE

(Crédito: Divulgação)
(Crédito: Divulgação)

Durante as festas do último dia de 2016, as unidades de saúde mantidas pela Secretária de Estado da Saúde (Sesau) trabalharam de forma intensa. O Hospital Geral do Estado (HGE), que é a principal referência para o atendimento de alta complexidade em urgência e emergência, fez 598 atendimentos e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o atendimento de 239 pessoas.

No maior hospital público de Alagoas, a equipe multiprofissional prestou assistência a 309 pacientes em decorrência de casos clínicos, 161 acidentes casuais, 81 acidentes de trânsito, 31 agressões, dois acidentes de trabalho e dois afogamentos.

“São números que refletem a resolutividade e confiança que a população deposita no HGE. As equipes trabalharam de forma técnica e compromissada e são um orgulho para toda a rede de assistência do Estado”, destacou o superintendente de Atenção à Saúde da Sesau, Rogério Barboza.

O Samu atendeu 239 pessoas no último final de semana, em que se comemorou a passagem de ano. O número representa 4,9 pessoas por hora. No sábado e domingo foram recebidas 4.824 ligações telefônicas pelas duas Centrais, Maceió e Arapiraca.

Em Maceió, no dia 31 de dezembro, das 1.728 ligações recebidas, 74,94% foram de trotes, um número alto, já que a média é em torno de 68%. No mesmo dia, em Arapiraca, das 560 ligações recebidas, 68,57% foram de trotes.

“O trote ainda é uma questão preocupante no atendimento do Samu. É importante lembrar que o ato de realizar uma ligação falsa é crime e pode custar vidas fazendo com que uma equipe seja deslocada inutilmente enquanto uma ocorrência acontece”, ressaltou o diretor do Samu Maceió, Lucas Casado. 

O número de atendimentos de trânsito também foi alto, nas duas Centrais do Samu, Maceió e Arapiraca. Foram executados um total de 80 atendimentos. Em Maceió foram 44 e em Arapiraca 36. Os atendimentos relacionados à arma de fogo e arma branca nas duas Centrais chegaram a oito vítimas e os atendimentos psiquiátricos foram cinco.

Os profissionais do Samu atenderam a 211 orientações médicas, que são atendimentos através do 192. Em Maceió foram 163 e em Arapiraca 48. Os profissionais do Aeromédico também ficaram de plantão e foram salvas quatro pessoas no mesmo período.

 “O Samu realizou seu trabalho no atendimento de urgência e emergência em Alagoas atuando com responsabilidade e compromisso no cumprimento de sua missão que é salvar vidas”, destacou Lucas Casado.

Nos ambulatórios localizados em Maceió foram atendidas 1.775 pessoas. Noélia Lessa (Levada), Denilma Bulhões (Benedito Bentes), Assis Chateaubriand (Tabuleiro do Martins), João Fireman (Jacintinho) e Dom Miguel Câmara (Chã da Jaqueira) prestaram atendimento respectivamente a 338, 328, 344, 426 e 339 pacientes.

Já no Hospital de Emergência Daniel Houly (HEDH), em Arapiraca, foram atendidos 333 pacientes, sendo o maior número de atendimentos a vítimas de acidentes de moto com 114 ocorrências, quatro pessoas deram entrada na unidade por ferimentos de arma de fogo e 40 casos foram relatados com vítimas de queda da própria altura.


Encontrou algum erro? Entre em contato