NASCENTE VALENÇA

Semarh entrega nascente revitalizada com vazão de 25 mil litros por hora

Por Agência Alagoas 21/12/2016 - 20:39

ACESSIBILIDADE

(Crédito: Assessoria)
(Crédito: Assessoria)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) entregou duas nascentes plenamente revitalizadas à população do município de Jequiá da Praia, no Litoral Sul alagoano.

A solenidade de entrega ocorreu ao final da manhã desta quarta-feira (21) com a presença do secretário Alexandre Ayres, do executor do programa, Adolfo Barbosa, e do prefeito de Jequiá da Praia, Marcelo Beltrão.

Batizada de nascente Valença, sua vazão tem mais de 25 mil litros por hora e será preponderante aos moradores da região lagunar do município para irrigação, agricultura e abastecimento humano, por se tratar de água limpa, doce e própria para o consumo familiar.

“Mais de 300 moradores serão contemplados com água de qualidade, por meio do Programa de Recuperação de Nascentes executado no município. A nascente tem uma vazão de mais de 25 mil litros, garantindo aos moradores de Jequiá o cesso á água potável”, informou o secretário Alexandre Ayres, durante o ato de entrega.

O executor do programa, o técnico Adolfo Barbosa, explica que a nascente foi encontrada em um local propício ao abastecimento por ser localizada em um lençol freático artesiano. Isso quer dizer que o volume de água é intenso.

Para garantir o acesso ao líquido, um chafariz artesanal foi construído e as famílias recebem, de forma direta, a água que vem das caixas de armazenamento. A nascente foi protegida por uma placa vidro para evitar que a água seja desperdiçada.

Após a entrega, a Semarh e Prefeitura de Jequiá da Praia vão orientar os alunos da rede municipal de ensino sobre a importância da preservação da nascente e sua relevância ao meio ambiente. Os trabalhos de educação ambiental já são realizados comumente pela equipe da Secretaria, quando as ações de revitalização da nascente são encerradas.


Encontrou algum erro? Entre em contato