Câncer

Apoio familiar e um plano de saúde confiável fazem a diferença

Por Agência Alagoas 23/10/2016 - 08:18

ACESSIBILIDADE

Waldomiro Henrique Costa, 52, entrou com um pedido de afastamento no trabalho para acompanhar a esposa durante todas as etapas do tratamento (Crédito: assessoria)
Waldomiro Henrique Costa, 52, entrou com um pedido de afastamento no trabalho para acompanhar a esposa durante todas as etapas do tratamento (Crédito: assessoria)

Esperança é uma palavra que nunca faltou na vida daqueles que dela precisam todos os dias. Associada ao amor, ao apoio e a dedicação da família e amigos, ela se torna uma poderosa arma contra o pior dos inimigos: uma doença que chega silenciosa e sem avisar. 

A servidora pública e professora, Silvia Regina Garcia de 49 anos sabe exatamente o significado de ‘ter esperança’. Há um ano, ela descobriu em casa, por meio do autoexame que havia algo diferente com o seu corpo. Sua mama esquerda apresentava uma espécie de caroço. Preocupada e sempre precavida, Silva Regina recorreu ao plano do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado de Alagoas (Ipaseal Saúde) que ela mantém a mais de 10 anos. 

Ao procurar a assistência médica, ela foi aconselhada a realizar todos os exames necessários para um diagnóstico mais preciso. Em janeiro de 2016, os resultados dos exames apontavam para um câncer de mama em estágio inicial. “Após a comprovação, o mastologista me encaminhou para o tratamento de quimioterapia. Comecei no dia 19 de janeiro, na MedRadius. Foram oito sessões de quimioterapia”, explica Silvia Regina.

“Tive inicialmente um problema na veia. Precisei colocar um cateter que possibilitou injetar corretamente os medicamentos. Para efetuar o procedimento era necessário pedir autorização ao plano de saúde. Mas, tudo transcorreu bem e com agilidade. O plano resolveu rapidamente. Fui muito bem tratada por todos, desde o atendimento pelo Ipaseal Saúde até a assistência médica pela MedRadius. Não tenho do que reclamar”, acrescenta.

A cirurgia foi realizada em julho deste ano, em uma avançada unidade de Oncologia do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Todo procedimento foi coberto pelo plano Ipaseal Saúde. “Apesar de delicada, a cirurgia ocorreu de forma satisfatória. Uma equipe média excelente. Retirei a mama esquerda, mas tenho planos para fazer sua reconstrução total no futuro. Aguardo apenas a cicatrização completa da cirurgia para iniciar a Radioterapia na MedRadius. Atualmente faço Terapia Ocupacional, Fisoterapia e a Reposição Hormonal. Tudo por conta do plano”, conta Silvia Regina.

Família

A professora nunca esteve sozinha. O companheiro com o qual é casada há 13 anos esteve o tempo inteiro ao seu lado. Não apenas por meio do apoio psicológico e emocional, mas físico também. O policial Militar, Waldomiro Henrique Costa, 52, entrou com um pedido de afastamento no trabalho para acompanhar a esposa durante todas as etapas do tratamento.

“Não poderia jamais deixar ela passar por tudo isso sozinha. Nunca foi fácil, desde o início, mas eu e os nossos cinco filhos e cinco netos sempre estivemos ao seu lado. Já vencemos muitos obstáculos e ainda haverão outros. Mas, temos fé que no final sairemos vitoriosos. Acredito que o melhor de todos os remédios é a união, o apoio e o amor de nossa família”, afirma Waldomiro. 

Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e no mundo. Apesar de grave pode ser curado aumentando as chances de tratamento e cura. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%.

Estamos no mês do ‘Outubro Rosa’ - movimento mundial de conscientização, que objetiva chamar atenção, das mulheres, dos homens e da sociedade para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

“Sempre tive o hábito de fazer meus exames preventivos no mês de maio. O resultado era sempre satisfatório, ou seja, nenhuma anormalidade. Graças ao costume de realizar o autoexame descobri a tempo o meu problema. Por isso aproveito para pedir a todos, mulheres e homens, que não tenham vergonha do próprio corpo. Se toquem. Façam o autoexame. Essa atitude simples pode fazer uma enorme diferença na vida de vocês. Eu sou a prova disso!”, alerta Silvia Regina. 

Estatísticas

O plano Ipaseal Saúde investe todos os meses uma média de R$ 270 mil em procedimentos na área de Oncologia, desde consultas até cirurgias e tratamentos. Só no mês de agosto de 2016 foram contabilizados 61 exames, 69 consultas, 02 internamentos, 01 cirurgia, 38 quimioterapias e 02 de radioterapias. Todos realizados por pacientes com algum tipo de câncer.

Em um ano e meio o custeio geral foi superior a R$ 4 milhões. O que significa uma completa assistência médica e hospitalar aos seus usuários e dependentes. Os atendimentos aos pacientes com câncer acontecem em dois dos melhores centros de referência na área de Oncologia de Alagoas: MedRadius e Hospital Santa Casa. Com o acompanhamento de profissionais especializados na área.


Encontrou algum erro? Entre em contato