Disputa por Arapiraca II

"Arapiraca está entre as cidades brasileiras com pouca eficiência de gestão", diz Rogério Teófilo

Por José Fernando Martins 25/09/2016 - 00:00

ACESSIBILIDADE

O candidato à Prefeitura de Arapiraca pelo PSDB, Rogério Teófilo (Crédito: Divulgação)
O candidato à Prefeitura de Arapiraca pelo PSDB, Rogério Teófilo (Crédito: Divulgação)

O site EXTRA ALAGOAS entrevistou os candidatos à Prefeitura de Arapiraca. A ordem de publicação das entrevistas foi decidida por sorteio gravado e encaminhado às assessorias dos candidatos. Confira a entrevista com o candidato pelo PSDB, Rogério Teófilo.

Extra Alagoas - Como avalia a atual gestão de Arapiraca?

Rogério Teófilo - Os índices demonstram claramente a precariedade da atual administração pública municipal. A gestão não conseguiu traduzir os anseios do povo. Uma pesquisa realizada pelo Datafolha aponta que Arapiraca está entre as cidades brasileiras com pouca eficiência de gestão. Nossa cidade é a segunda maior do estado, mas fica atrás de outros 42 municípios alagoanos que foram considerados mais eficientes. Atualmente, Arapiraca cresce pela força e trabalho dos empresários, dos profissionais liberais e dos trabalhadores arapiraquenses.Na área de saúde, faltam médicos, remédios, assistentes sociais. Em educação, as escolas de tempo integral só possuem isso no nome, mas não funcionam desse jeito. E estes são só alguns dos problemas enfrentados pelos arapiraquenses.

EA - Qual é o setor mais precário da cidade?

RT: Com certeza são Saúde e Segurança. Por isso que nossas propostas focam bastante nesses pontos. A gente quer criar a Guarda Municipal, melhorar a iluminação pública e trabalhar a assistência social nas áreas de risco. Na área de saúde, a falta de médicos especializados e remédios gratuitos são alguns dos problemas. A atual administração construiu um conjunto habitacional com 999 residências para tirar a responsabilidade de construir Unidades Básicas de Saúde (UBS). Pela lei, se tivesse uma casa a mais nesse conjunto, a gestão era obrigada a construir escola e posto de saúde. 

EA - Caso seja eleito, quais os planos para o desenvolvimento de Arapiraca?

RT: A partir do dia 3 de outubro, após as eleições, nossa equipe já trabalhará em conjunto para criar um banco de projetos. Eu, como prefeito, não posso tomar decisões pessoais. Temos que planejar tudo tomando como base as reais necessidades do município. Estamos nos reunindo constantemente com sindicatos e entidades representativas para que o povo seja incluído nas nossas decisões. Pretendemos criar também perspectiva de emprego, que é uma das áreas fundamentais para o desenvolvimento de Arapiraca. A prefeitura de Arapiraca será um elo que pretende incentivar a vinda de indústrias e a qualificação do povo para o mercado de trabalho.

EA - Qual o seu principal concorrente na disputa?

Eu não vejo e nem trato ninguém como concorrente. Estamos agregando valor à sociedade. Quem trabalha com projetos e de forma transparente respeita o povo. Já trabalho por Arapiraca há décadas, quando fui secretário municipal, secretário estadual, deputado federal, deputado estadual. Tenho certeza que farei o melhor com essa nova gestão.

EA – Quais as propostas para os setores: emprego, saúde, educação e transporte?

RT: Saúde:É necessário dar prioridade a humanização do atendimento. Como prefeito, pretendo atuar para atingir cobertura total do Programa Saúde da Família, garantir o controle social com a participação do povo nas decisões de saúde pública. Além disso, pretendemos ampliar o número de consultas, exames especializados com garantia de medicamentos e insumos no SUS com a valorização de todos os trabalhadores da área e a intersetorialidade, e também ampliar a rede hospitalar com a criação de UPAs e garantir condição de funcionamento para as unidades de saúde já existentes.

Educação: Como educador, não poderia tratar essa área com prioridade. Dentre as propostas para educação estão: reestruturação e ampliação das escolas municipais, principalmente as de tempo integral, aumentar o número de creches, organizando o atendimento na primeira infância, colocando a educação o mais próximo possível das famílias. Além disso, é extremamente necessária a valorização dos servidores e educadores com capacitação continuada e dando condições de trabalho, assim como garantir a educação de jovens e adultos. A educação está diretamente ligada ao esporte e não poderíamos deixar de apresentar propostas nessa área. Pretendemos ampliar o número de quadras esportivas nas escolas e incentivar o lazer dos nossos jovens. Além disso, também queremos aumentar o número de torneios esportivos nas escolas e comunidades.

Transporte:Arapiraca necessita urgentemente de mudança na área de Mobilidade Urbana. É necessário implementar um sistema eficiente de carga e descarga no centro do município, principalmente na área comercial. E essa é uma das nossas propostas centrais com relação a isso.

Mas, além disso, também pretendemos dar prioridade ao transporte coletivo e a implantação de sistemas integrados. A cidade precisa promover a circulação viária em condições seguras e humanas, e promover também a melhoria e manutenção das estradas vicinais e de acesso à zona rural em boas condições de trafegabilidade.

EA - Mande um recado para os eleitores.

RT: Confiança, Arapiraca. Chegou a hora da mudança. Com Rogério prefeito, vocês podem ter certeza que nosso município terá uma gestão participativa e transparente. A mudança significa um crescimento não só econômico, mas também social. Cidades como Campina Grande e Caruaru são exemplos de desenvolvimento. Temos que equiparar Arapiraca a esses grandes polos.

Somos a única chapa que tem uma mulher na composição. A escolha de Fabiana foi feita porque ela representa a mulher arapiraquense, mãe, batalhadora. Contamos com o apoio de toda a sociedade para construirmos uma nova Arapiraca e está na mão do eleitor, no dia 2 de outubro, determinar o destino do município pelos próximos quatro anos.


Encontrou algum erro? Entre em contato