rapaz de FÉ

Alagoano escreve carta para o Papa Francisco e é correspondido

Por José Fernando Martins 01/09/2016 - 15:34

ACESSIBILIDADE

O professor Alexandre Emiliano: um católico praticante (Crédito: Arquivo pessoal)
O professor Alexandre Emiliano: um católico praticante (Crédito: Arquivo pessoal)

Novembro do ano passado foi de reflexão para o professor de português, Alexandre Ribeiro Emiliano, 30. Dúvidas sobre os conflitos mundiais e questionamentos internos fizeram com que o alagoano escrevesse para o Papa Francisco, no Vaticano.

Católico praticante, Emiliano escreveu mais como desabafo do que esperando uma resposta. “Falei de questões que não compreendo (e talvez nunca compreenda) e de questões pessoais. Confesso que não julgava receber nenhuma resposta, pois o conteúdo da carta estava mais para um desabafo, por isso não falei nada para ninguém, absolutamente ninguém”, disse.

Nove meses depois, ao checar as correspondências de sua casa, localizada no bairro Bom Parto, em Maceió, veio a surpresa. Com remetente de Brasília, vinda da Nunciatura Apostólica, a carta, além de palavras, trouxe a sensação de ser “ouvido” pelo líder da Igreja Católica. “Chegou a resposta, para minha surpresa e alegria. O Papa Francisco costuma surpreender o mundo. A começar pelo gesto humilde de pedir que rezassem por ele”, disse à reportagem do EXTRA ALAGOAS.

A carta, assinada pelo assessor para os Assuntos Gerais do Vaticano, Monsenhor Paolo Borgia, está datada do dia 31 de maio, mas só chegou às mãos do alagoano em 22 de agosto. “Desde quando foi eleito, o Papa Francisco tomou a decisão de ficar ao lado dos pobres, dos marginalizados, dos que mais sofrem. Embora não conheça de perto a realidade de Alagoas, ele faz o mesmo, ao responder minha missiva”, finalizou Emiliano.

Além da carta, o alagoano recebeu um terço e o emblema do Vaticano como recordações. 

A reportagem também entrou em contato com a Nunciatura Apostólica, no Consulado do Vaticano, em Brasília.  De acordo com a secretária da Nunciatura Apostólica, Ir. Cleci Pauletto, as cartas do Vaticano para os fiéis brasileiros estão sendo mais comuns, porém, as respostas tendem a ser demoradas. 

Confira a carta na íntegra:

O Santo Padre recebeu a carta, na qual, em sinal de filial devoção lhe confidenciava (assunto omitido) a fim de encontrar consolo e forças nas palavras e oração do Sucessor de Pedro.

Ao participar-lhe que mereceu apreço esse testemunho de confiança para com o Vigário de Cristo, cumpre-me acrescentar que ele reza pelas intenções que lhe foram recomendadas e, querendo ser portador de conforto e esperança a todos os que sofrem, exorta-lhe a perseverar na oração e confiar em Deus providente e misericordioso, que não abandona os seus filhos. Ele nos ensina, através de seu filho, Jesus Cristo, “a viver a dor aceitando a realidade da vida com confiança e esperança, pondo o amor a Deus e ao próximo também no sofrimento: é o amor que transforma tudo” (Papa Francisco, Discurso, 17/5/2014). E, como penhor de contínua assistência e graças celestiais a fim de poder, com a intercessão de Nossa Senhora de Aparecida, perseverar em meio à tribulação, Sua Santidade o Papa Francisco envia-lhe, extensiva a todas as pessoas que lhe são caras, uma particular Bênção Apostólica, pedindo também que não se esqueçam de rezar por ele.

Aproveito o ensejo para lhe afirmar sentimentos de fraterna e solidária estima em Cristo Senhor.

Ass: Mos. Paolo Borgia – Assessor para os Assuntos Gerais



Encontrou algum erro? Entre em contato