18 foram detidos

Operação desarticula grupo criminoso que chefiava tráfico de dentro de presídio

Por Com Ascom-PC 16/08/2016 - 20:33

ACESSIBILIDADE

Grupo preso durante a operação (Fotos: Ascom/PC)
Grupo preso durante a operação (Fotos: Ascom/PC)

Em entrevista coletiva, na tarde desta terça-feira (16), integrantes da cúpula da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, apresentaram 17 homens e uma mulher acusados de participar de uma organização criminosa que contava também com presos do Sistema Prisional  do Estado, na prática de diversos crimes como tráfico de drogas, porte ilegal de armas de fogo, homicídio e roubo.

Dos presídios da capital e do interior do Estado atuavam no grupo criminoso os presos Claudemir Santos da Silva, (37 anos,  conhecido como MI Coroa), Alex Andre dos Santos (conhecido como Nininho), Hermerson Felipe de Moraes (23 anos e conhecido como ‘Germe’), Victor Fernando Barbosa da Silva (26 anos), Nicolas Marcelo Alves da Silva (21 anos) e Bejamim Aquila da Silva Guedes Cavalcante (18 anos e conhecido como ‘Satanás’).

Foram presos fora do presídio Ana Paula da Silva (32 anos), Dayvid Vicente da Silva (22 anos), Alexandro Gomes da Silva (19 anos e conhecido como Neguinho) Thallys Andrey Barros da Silva (24 anos), Raniel Teixeira Vanderlei (23 anos), Carlos Maurício da Silva (20 anos), Jhonatan da Silva Alves 23 anos e conhecido como Liro) Samuel Batista Braga (33 anos e conhecido como ‘Cupim’), Janderson Felix Barros (25 anos e conhecido como Bambo), Júlio Cesar Mendonça da Silva (20 anos) e Alisson Cardoso da Silva (22 anos).

A entrevista foi concedida pelo coronel Lima Júnior, secretário de Segurança Pública; Paulo Cerqueira, delegado-geral da Polícia Civil, coronel Marcos Sampaio, comandante da Polícia Militar; delegado Mário Jorge Barros, coordenador da Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) e capitão Josival Anísio, da Secretaria de Ressocialização.

Os acusados estavam sendo investigados pelo serviços de inteligência integrado da policias, há 10 meses, numa operação focada em homicidas e tráfico de drogas, dentro e fora do sistema prisional. Eles foram presos em cumprimento do mandado de prisão, expedido pela  15ª Vara Criminal da Capital, após representação feita pela Polícia Civil, por meio da Deic.

A investigação descobriu que os acusados tinham distintas tarefas na organização criminosa como guardar armas, drogas, veículos e praticar assaltos, na maioria das vezes, no bairro do Clima Bom. Eles recebiam ordem para o cometimento de delitos de dentro dos presídios.

Os acusados eram liderados pelo presidiário Claudemir Santos (MI Coroa) que comandava os crimes de dentro da cadeia. O secretário Lima Junior disse que, com a identificação e prisão dos criminosos, a cúpula da Segurança Pública afirmou ter desarticulado “um perigoso grupo criminoso”.

O delegado-geral Paulo Cerqueira frisou a existência de uma variedade de provas da autoria e da materialidade dos delitos praticados por esta organização criminosa. ”Há prova robusta, material, com alto reconhecimento de testemunhas suficientes contra todos eles”, confirmou.

Mário Jorge Barros disse que o êxito desta operação comprova a importância da integração dos serviços de inteligência das policias e o apoio do Gecoc e da 17ª Vara Criminal da Capital, além do trabalho que está sendo feito para a qualificação do quadro policial no Estado e a contribuição da sociedade, através do disque denúncia (181).

A Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), conduziu as investigações que identificaram os integrantes do bando criminoso. Todos foram presos hoje, durante uma operação que reuniu policiais civis do Núcleo de Inteligência, Seção Antissequestro e Tigreda Deic, Asfixia e Oplit e militares do Bope, Batalhão Rodoviário (BPRV) e de Radiopatrulha (RP), além do Grupo Estadual de Combate a Organizações Criminosas (Gecoc), do Ministério Público de Alagoas, e Operações Aéreas da Secretaria de Segurança Pública.


Encontrou algum erro? Entre em contato