Comitê Rio-2016 perde recurso e protestos continuam liberados durante a Olimpíada

Por Folhapress 12/08/2016 - 16:52

ACESSIBILIDADE

Foto:Divulgação
Foto:Divulgação

O Comitê Rio-2016 perdeu o primeiro recurso que tentou para derrubar a liminar que permite que manifestações políticas sejam realizadas durante os Jogos.
Nos primeiros dias da Olimpíada, alguns torcedores levaram cartazes contra o presidente interino Michel Temer (PMDB) e foram retirados das arenas.

Os organizadores utilizam a Lei da Olimpíada e e o regulamento do evento para proibir qualquer protesto visual.
A liminar foi concedida pelo juiz federal João Augusto Carneiro Araújo, na noite da última segunda-feira(8).
O departamento jurídico do comitê fez um pedido de reconsideração, que é um agravo de instrumento, para tentar derrubar, mas não conseguiu.
Segundo o Rio-2016, um novo recurso será tentado, agora em segunda instância.
No último sábado (6), a Polícia Militar de Minas Gerais retirou 12 torcedores das cadeiras do Mineirão durante partida entre Estados Unidos e França, pelo torneio feminino de futebol, por conta de um protesto político contra o presidente interino Michel Temer.
Na cerimônia de abertura, Temer tentou, mas não escapou das vaias do público. A organização do evento tentou poupar o presidente de apupos. Seu nome não foi anunciado em nenhum momento da cerimônia –2013;mesmo quando estava previsto no roteiro oficial. Ele não escapou das vaias quando declarou os Jogos abertos.
A lei olímpica e as regras internas da competição vetam qualquer tipo de intervenção política ou religiosa nas instalações esportivas. No último domingo, o Comitê Rio-2016 havia se pronunciado e apoiou a decisão da Polícia Militar no Mineirão.
Logo depois do pronunciamento do Comitê Rio-2016, um voluntário decidiu abandonar a Olimpíada em protesto ao posicionamento do Comitê Olímpico Internacional e do Comitê Organizador de não permitirem manifestações políticas nas arenas esportivas.


Encontrou algum erro? Entre em contato