Saíde

Sesau lança primeiro Portal da Transparência do SUS em Alagoas

Por Agência Alagoas 12/08/2016 - 12:28

ACESSIBILIDADE


A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai lançar, no dia 1º de setembro, o Portal do Cidadão. A nova ferramenta é o primeiro Portal da Transparência do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas e reforça o compromisso da gestão estadual em incentivar a cidadania e o controle social dos gastos públicos. 

O site foi produzido de acordo com a Lei de Acesso à Informação criada para facilitar o acesso dados, combate à corrupção e aumentar a eficácia do poder público. De acordo com a secretária estadual da saúde, Rozangela Wyszomirska, a lei é essencial, pois garante aos cidadãos a obtenção de fatos sobre o uso do dinheiro público. 

“O cuidado e o uso correto das verbas públicas são valores importantes para o crescimento e evolução da assistência pública de saúde em Alagoas. Com o lançamento do site, a Sesau abraça o seu compromisso de estimular o poder do cidadão como força social transformadora”, explicou a gestora. 

De acordo com a assessora de Transparência, Rita Bitencourt, o portal vai permitir a obtenção de informações sobre o uso dos recursos estadual e federal, destinados à saúde além de receitas e despesas como transferências feitas através de convênios com municípios e entidades privadas. 

“Todo o cidadão poderá acompanhar exatamente onde é aplicado cada recurso da saúde no município e no Estado. O site foi produzido de forma educativa com uma linguagem acessível e de fácil interação”, explicou a assessora.

O portal também conterá informações sobre gastos com funcionários incluindo salários, gratificações e diárias. “Todos os gastos públicos com a saúde estarão disponibilizados para consulta pública. Com isso Alagoas avança no combate à corrupção e eficiência dos gastos públicos”, ressaltou o assessor técnico do setor de Transparência, Alan Duarte.

Links

No site também estarão listados todos os serviços disponibilizados pela Sesau, além de links para órgãos ligados à saúde e informações sobre promoção da saúde, a exemplo de primeiros socorros, prevenção e combate à dengue, zika, chikungunya e dicas nutricionais.

Rita Bitencourt ressaltou que todas as unidades de saúde estarão contidas no site com informações sobre os serviços prestados, endereço e ainda escalas de plantão dos profissionais. “O portal atuará não apenas como um site de consultas de valores, mas também como um ponto de informações relativas à saúde e bem estar de todos”, reforçou a assessora de Transparência.


Encontrou algum erro? Entre em contato