CULTURA

Biblioteca encerra comemorações dos 151 anos com atividades culturais

Por Agência Alagoas 07/07/2016 - 14:34

ACESSIBILIDADE

Atividades lúdicas fizeram o alagoano despertar para o prazer da leitura. /Ascom Secult
Atividades lúdicas fizeram o alagoano despertar para o prazer da leitura. /Ascom Secult

Para finalizar as comemorações alusivas aos seus 151 anos da Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, a Secretaria de Estado da Cultura realizou, nesta quinta-feira, 7, no calçadão da rua do Comércio ações lúdico culturais. Entre as atividades, contação de história, apresentações musicais, declamação de poesia, literatura de cordel e um espaço dedicado para leitura infantil.

“As atrações foram dinâmicas, atraindo um grande público para a nossa tenda. Todos puderam interagir com o nosso universo literário de forma lúdica e divertida”, disse a coordenadora da Biblioteca, Mira Danta.

O stand montado também foi palco para o jovem Sílvio, deficiente visual estudante da Escola Estadual Cyro Accioly, que recitou o poema “Eu Vi”, de autoria própria. Além dele, estiveram presentes os cordelistas Jorge Calheiros e Manoel Antônio; e os escritores membros da Confraria, Nós Poeta.

 

“A Biblioteca está perto de todos nós, mas as pessoas não conhecem. O evento expõe e chama para que todos possam usufruir dos recursos que a biblioteca oferece. O principal objetivo dos três dias é divulgar e difundir nosso equipamento cultural”, ressaltou a escritora Fátima Maia, autora dos livros infantis Cria e Recrear, Histórias de Tabititati e Tabititati e os mitos da floresta.

As atrações artísticas ficaram por conta dos grupo Olha o Xote e contações de história com as companhias Conta aqui, Conta acolá (BIBLIOCOOP) e Literando.

 

Além dos artistas e espectadores locais, houve a presença de diversos municípios durante o evento, como a Secretária de Cultura de Lagoa da Canoa e representantes dos municípios de Santana do Mundaú, Piaçabuçu, Ibateguara, Paulo Afonso, Flexeiras, Cajueiro e São José da Lage.

A Biblioteca

Criada em 26 de junho de 1865, a Biblioteca Pública Estadual é um ambiente dinâmico de construção do conhecimento e incentivo à leitura. Reaberta em novembro do ano passado, depois de ser restaurada e modernizada, o local conta com um espaço multicultural e dispõe de um acervo de mais de 70 mil volumes.

 

A biblioteca também conta com os projetos ‘Hora do Conto’, ‘Biblio Tour’, ‘Cordel & Prosa’, ‘Cinemateca’, ‘Papo de Mestre’ e ‘Inclusão Digital’, como meios de interação mais ativa do público com a informação.

A Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos está localizada no centro de Maceió e funciona de segunda à sexta, no horário das 9h às 17h. O espaço também conta com atendimento telefônico para agendamento de visitas de grupos turísticos e turmas escolares, pelo número 3315-7877.


Encontrou algum erro? Entre em contato