Secretaria de Saúde lança hoje primeiro Plano Estadual de Oncologia de AL

Por Agência Alagoas 07/07/2016 - 09:29

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) acometidos por câncer vai ganhar reforço com a implantação do Plano Estadual de Oncologia, que facilitará o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, localizados em Maceió e Arapiraca, sedes da I e II Macrorregiões de Saúde.

O lançamento do plano acontece nesta quinta-feira (7), às 11 horas, no auditório da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em Jaraguá, com a presença da secretária Rozangela Wyszomirska, e dos secretários de Saúde de Arapiraca, Ubiratan Pedrosa, e Maceió, José Thomaz Nonô.

Desde o ano passado, a Secretaria de Estado da Saúde vinha discutindo e definindo o Plano Estadual de Oncologia, que atende às determinações da portaria 140, do Ministério da Saúde, publicada em 27 de fevereiro de 2015.

 Para Alagoas, o Plano Estadual de Oncologia representa um grande avanço, conforme destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, uma vez que irá assegurar assistência integral, que vai desde o diagnóstico precoce, passando pelo tratamento, reabilitação e cuidados paliativos.

Atendendo o que determina a portaria 140 do Ministério da Saúde, serão disponibilizados, por meio do Plano Oncológico, o número de procedimentos a serem realizados por mês pelas Unidades de Alta Complexidade em Oncologia (Unacons) e os Centros de Alta Complexidade em Oncologia (Cacons).

 Mensalmente serão realizadas 500 consultas especializadas, 640 exames de ultrassom, 160 endoscopias, 240 colonoscopias e retossigmoidoscopias, além de 200 exames de anatomia patológica.

 Por terem a maior estrutura em serviços, Maceió e Arapiraca foram escolhidas como referências para o tratamento inicial. Os serviços disponibilizados na capital alagoana são os Cacons e Unacons que funcionam na Santa Casa de Maceió e nos Hospitais do Açúcar e Universitário. Já em Arapiraca, as duas referências são os Hospitais Afra Barbosa e Chama.

 Nessa primeira etapa, os serviços de diagnóstico e rastreamento da mama e do colo do útero irão funcionar apenas em Maceió. E, no próximo ano, a previsão é que seja estendido para São Miguel dos Campos, Palmeira dos Índios e Santana do Ipanema.

Como a saúde está sendo regionalizada, futuramente outros municípios serão beneficiados. Por ano são acometidas com câncer em Alagoas mais de 1.350 pessoas, que, a partir de agora, terão tratamento assegurado e de forma integral.


Encontrou algum erro? Entre em contato