Alagoas conclui discussão sobre regulamentação da Educação de Jovens e Adultos

Por Agência Alagoas 07/07/2016 - 09:20

ACESSIBILIDADE

Foto: Valdir Rocha
Foto: Valdir Rocha

A comunidade educacional alagoana participou de audiência pública, nesta quarta-feira (6), na Casa da Indústria, sobre a regulamentação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Alagoas. Uma iniciativa do Conselho Estadual de Educação (CEE), esta foi a quarta e última audiência para a revisão da Resolução 18/2002, a qual orienta a oferta da EJA no Estado.

Publicada em maio de 2002, a Resolução 18 do CEE organiza a oferta de EJA no Sistema Estadual de Ensino. Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) e em pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE), o documento estipula, dentre outras medidas, que a Educação de Jovens e Adultos seja oferecida no Ensino Fundamental – 1º segmento, que corresponde aos primeiros anos de escolaridade, e 2º segmento, que contempla o ensino fundamental nos últimos anos – e no ensino médio.

Em cada um dos segmentos do EJA Fundamental, a carga letiva mínima é de 1.600 horas, enquanto no Médio é de 1.200 horas. O aluno precisa ter uma frequência mínima de 75% do total da carga horária de cada etapa ou módulo.

Durante as audiências - que tiveram início em dezembro de 2015, em Arapiraca - o CEE promoveu uma reavaliação do parecer e ouviu propostas da comunidade educacional para a sua atualização, visto que se trata de um documento de 14 anos de idade.

Próximos passos - A partir das quatro contribuições das audiências públicas realizadas em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema, a comissão organizadora da revisão da resolução vai avaliar as propostas apresentadas e promover os ajustes necessários antes de envio do documento para as câmaras de Educação Básica e Profissional do CEE.

 Após a aprovação nas duas câmaras, o documento vai para o Pleno do Conselho, de onde seguirá para a homologação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), quando então passará a vigorar.

"Estes encontros foram muito proveitosos e, com certeza, teremos uma resolução mais completa e atualizada no que concerne à Educação de Jovens e Adultos", destaca Ana Márcia Cardoso, conselheira da Câmara de Educação Básica do CEE e integrante da comissão responsável pela revisão do texto.

 Avaliação - O presidente do CEE, Eliel Santos de Carvalho, avalia positivamente o resultado das audiências públicas promovidas para a revisão da Resolução 18/2002. “Estas discussões e alterações abriram novos horizontes para a Educação de Jovens e Adultos em Alagoas; considero que tivemos um grande avanço”, declara.

 Para a presidente do Conselho Municipal de Jequiá da Praia, Maria Aparecida Queiroz de Carvalho, o documento será um norteador para as redes municipais. “Nosso Conselho é normatizador e, por isto, é fundamental participar destas audiências. Este documento oferecerá subsídios para a formulação da Resolução Municipal”, garante Aparecida, que conta com seis escolas de seu município ofertando EJA Fundamental para mais de 400 alunos, a grande maioria oriunda da zona rural e empregada no setor canavieiro.


Encontrou algum erro? Entre em contato