Apesar da crise, Forró e Folia mantém tradição dos festejos juninos em Maceió

Por Secom Maceió 08/06/2016 - 08:15

ACESSIBILIDADE

Foto: Secom Maceió/Marco Antonio
Foto: Secom Maceió/Marco Antonio

Apesar do atual momento de crise econômica, que tem impedido a realização de eventos em diversos municípios do Estado, a tradição dos festejos juninos de Maceió vai ser mantida com o concurso de quadrilhas Forró e Folia. A disputa tem início no próximo sábado, 11, no Ginásio do Sesi, no bairro Trapiche da Barra. A ação, que conta com realização da Prefeitura, em parceria com a TV Gazeta, ainda envolve o concurso de coco de roda, uma das principais manifestações culturais de Alagoas.

De acordo com o presidente da Liga de Quadrilhas Juninas de Alagoas, Erivaldo Martins, o Mosca, 42 grupos devem participar do concurso, separados em 1ª e 2ª divisões. “Na primeira divisão, nós contaremos com 24 quadrilhas, sendo 10 delas de Maceió e as demais vindas de cidades como Igaci, Penedo, Barra de São Miguel, Barra de Santo Antônio, entre outras”, informa. As apresentações para a disputa de troféus para as três primeiras colocadas, acontecerão no horário das 19h às 23h, no período de 11 a 23 de junho, este último dia quando será disputada a final, conforme o representante da liga.

No caso das 18 quadrilhas da 2ª divisão, a disputa será realizada nas noites de 24 a 29 de junho, também no mesmo horário. Devem participar, ainda segundo Mosca, grupos de todas as regiões de Alagoas, vindos de cidades como Arapiraca, Satuba, Pilar, Ouro Branco e Maragogi. “Como estabelecido pelo concurso, os quatro primeiros colocados da segunda divisão sobem para a primeira e os quatro últimos colocados da primeira, descem para a segunda”, ressalta o presidente da liga, entidade formada em 2003, ano que teve início a realização do tradicional concurso Forro e Folia.

“Lembramos que todas as quadrilhas são estilizadas. Apesar de ser mantido alguns passos tradicionais do folguedo, trabalhamos com temáticas futuristas. Mesmo sem recursos, devido a crise econômica que todo o país enfrenta e que tem impedido, por exemplo, aos grupos conseguirem apoio em seus municípios de origem até mesmo para o transporte a Maceió, acreditamos que o concurso vai ser maravilhoso”, enfatiza Mosca.

Para o concurso de Coco de Roda, que deve acontecer entre dos dias 14 e 16 e 20 e 21, também são aguardados grupos de diversas cidades do Estado, embora a maioria seja de Maceió, onde o folguedo é mantido em diversas comunidades.


Encontrou algum erro? Entre em contato