Oftalmologista alagoano vence importante prêmio internacional

Por Assessoria 06/06/2016 - 14:10

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O oftalmologista Dr. João Marcelo Lyra venceu o prêmio mundial do XIV Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, na categoria Filmes Científicos, com a obra “Data Integration: Key to improve decision process in Refractive Surgery Screening” (Integração de Dados: Chave para Melhorar o Processo de Decisão na Triagem da Cirurgia Refrativa).

 O evento foi realizado pela Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR), no Anhembi, em São Paulo, no final da semana passada. Fruto de uma pesquisa do BrAIn (Brazilian Study Group of Corneal Analysis and Artificial Intelligence), centro de pesquisa de inteligência artificial em oftalmologia, o vídeo demonstra o desenvolvimento de um software de apoio à decisão médica na área de cirurgia refrativa a laser, o sistema auxilia o cirurgião na escolha mais precisa do procedimento a ser utilizado. 

O grupo BrAIn envolve vários pesquisadores alagoanos, da Ufal, Uncisal e PUC-RJ, e é incentivado pelo programa Tecnova da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação. 

O alagoano João Marcelo Lyra disputou com mais de 50 trabalhos. “É um dia especial para a oftalmologia Alagoana. Isso mostra que em meu Estado temos uma oftalmologia de excelência com padrão mundial. Isto é gratificante”, declarou ao receber o prêmio. 

Reconhecimento Mundial Um dos sócios da Oculare Oftalmologia de Excelência, de Maceió, o dr. João Marcelo Lyra já havia vencido duas vezes o mais importante prêmio internacional de vídeo-pesquisa sobre catarata e cirurgia refrativa, da American Society of Cataract and Refractive Surgery (ASCRS), em 2008 e 2009.


Encontrou algum erro? Entre em contato